Mestres da UfSCar criam 40 músicas por IA e postam no Tik Tok

O projeto Musicaí tem três participações mais iniciais e constantes. São dois professores da UFSCar, Vinício Carrilho Martinez e Márlon Pessanha, e um estudante: Lucas Gama.
Criamos letras, interações humanas e postamos no Tik Tok: a inteligência artificial é apenas um instrumento, uma mediação. Hoje, já são 40 composições de estilos e narrativas diferentes, acessíveis por este link: https://vm.tiktok.com/ZMkAEKVFY/.

Os autores sintetizaram um pouco dessa experiência, no depoimento coletivo colocado aqui:
….

Os primeiros passos, pelo menos de intenção, foram dados em dezembro de 2023.
Em meio a um período de trabalho intenso, mais intenso do que o mês de dezembro deveria ter, Vinício escreveu um texto poético que falava sobre “A fisica da vida física”. Vinício passou o texto para Márlon que imediatamente respondeu que poderia ser transformado em música.

Naquele momento, ficou a promessa e a intenção de criar uma música. Márlon faria isso.

Passou um ano e Márlon não fez.
Outros textos surgiram, mas nunca havia tempo e criatividade para musicalizar. Em momentos pontuais, quase como instantes em meio à rotina laboral, esforços foram feitos, mas nenhuma música surgia por completo.

Eis que em dezembro de 2024, em uma mistura de escusa e vergonha por não cumprir a palavra, Márlon recorreu a uma
Ferramenta de Inteligência Artificial (IA) para sonorizar as letras. Ficou maravilhado, pois, com instruções detalhadas e indicação da letra da música, em poucos segundos uma música era gerada.
A ferramenta, em si, pode criar tudo, mas um esforço era feito no detalhamento das instruções pra manter um nível de autoria para além da letra.
A primeira música gerada não foi “A física do mundo Físico”. É que com tanto tempo, já havia outras letras criadas esperando o cumprimento da promessa da musicalização.
Em 9 de dezembro de 2024 foi criada a música “Chuva e Orvalho”, com letra de Vinício.

O resultado foi um espanto. Em uma troca de mensagens, Márlon enviou a música para Vinício. Nascia, naquele momento, um projeto de produção de músicas.
Com a sorte da chegada de um período de férias que, ao contrário de dezembro do ano anterior, eram férias verdadeiras, Vinício e Márlon, com o apoio de Lucas, começaram a produzir uma grande quantidade de letras de música e as transformavam, de fato, em músicas. O mês de janeiro de 2025 chegou e, no segundo dia do ano, já tinham chegado à espantosa quantidade de 40 músicas criadas.
Samba, MPB, rock, hip hop… Diferentes estilos e subestilos eram explorados.
Ainda em dezembro, as publicações em uma conta no Tiktok, administrada pelo Lucas, já gerava engajamento. É postada uma música por dia (em alguns dias, duas).
Em alguns casos, uma música, poucas horas após ser postada, passava de uma centena de audições.

O projeto continua. Provavelmente, com o término das férias, o ritmo de criação não continuará o mesmo. Mas as letras e músicas continuarão a ser criadas.

Questionamentos sobre o uso de IA para a criação de música surgem. Os autores do projeto têm suas dúvidas e inquietações sobre isso. Mas enquanto pensamentos não se fecham, continuam a escrever e musicalizar, pois o importante é, de algum modo, dar vazão à criatividade represada, tomando sempre o cuidado de afirmar: tem IA nessa construção, mas tem sentimento e criação também!
https://vm.tiktok.com/ZMkAEKVFY/

Compartilhe

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *