Coluna Zona Franca Especial

Por Roberto Kuppê (*)

Lula recebe banqueiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá hoje, quarta-feira (16), às 11h30, no Palácio do Planalto, com os principais líderes do setor financeiro brasileiro. Entre os presentes estarão Luiz Carlos Trabucco, chairman do Bradesco e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, presidente-executivo da Febraban, Milton Maluhy Filho, presidente do Itaú, Marcelo Noronha, presidente do Bradesco, André Esteves, chairman do BTG Pactual, Mario Leão, presidente do Santander, e Alberto Monteiro, presidente do Safra. A equipe econômica do governo também participará, com destaque para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e Gabriel Galípolo, futuro presidente do Banco Central.

Lula recebe banqueiros 2

Esse encontro marcará uma importante demonstração de apoio do setor financeiro ao governo Lula 3, num momento em que o país atravessa uma recuperação econômica acima da média. Os banqueiros deverão elogiar a gestão econômica do governo, especialmente o desempenho da equipe de Haddad, que tem sido fundamental para a promoção de um crescimento sustentável, com uma taxa acima de 3%, além das expectativas iniciais do mercado financeiro.

Perigo

O laboratório Patologia Clínica Doutor Saleme (PCS Saleme), responsável por erros em testes de HIV,  foi contratado para fazer 1,7 milhão de exames em 18 unidades da rede pública ao longo de quase dois anos, conforme levantamento do Globo. A empresa foi fechada após seis pacientes transplantados terem sido infectados com HIV devido a erros na sorologia.

Debates  SP

Primeiro debate do 2º turno de SP tem foco no apagão, além de ataques, exposição de biografias dos candidatos e vices e até abraço | Eleições 2024 em São Paulo | G1O jornal Folha de S. Folha, o portal UOL e a emissora RedeTV! realizam nesta quinta-feira, 17, às 10h20, o segundo debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL). Tanto o atual prefeito, como o deputado federal, confirmaram presença no evento que terá transmissão ao vivo no sites, no canal do Youtube e redes sociais do pool de veículos e no canal aberto na televisão da RedeTV!.

Debates  SP 2

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e textoHá ainda mais três encontros previstos além do debate nesta quinta. O SBT, inicialmente, faria um debate no dia seguinte, na sexta, 18, mas a emissora ainda não confirmou. Se confirmado, deverá ocorrer às 11h30. Para o sábado, a Record TV e o jornal O Estado de S. Paulo também organizam um debate entre os candidatos. A TV Globo encerra o ciclo de debates na sexta, 25, na antevéspera do segundo turno. Nunes e Boulos já confirmaram presença no encontro da emissora carioca que, tradicionalmente, é o último antes da votação e visto como muito importante para as campanhas.

Debates  SP 3

Calendário de debates do segundo turno:
Folha/UOL/RedeTV!: 17 de outubro, às 9h30
SBT: 18 de outubro, às 11h30
Record TV/Estadão: 19 de outubro, às 21h
TV Globo: 25 de outubro, às 22h

Contagem regressiva

Faltando 11 dias para o segundo turno das eleições para prefeito de Porto Velho, os candidatos Mariana Carvalho (UB) e Léo Moraes (Podemos) se enfrentarão em três debates. Amanhã, quinta-feira, 17, às 18h30, a TV Norte (SBT) realizará o primeiro debate do segundo turno. No sábado, 19, o debate será na SICTV, às 19h40. No dia 25, acontece o último e decisivo debate, na Rede Amazônica/Globo, às 21h.

Cremero

O Cremero realizará um bate-papo com os candidatos à prefeitura de Porto Velho sobre as propostas para o setor da saúde na capital, com a presença de os médicos. O encontro acontecerá de forma presencial.  Leo Moraes (Podemos), hoje, 16/10, às 19h; Mariana Carvalho (União Brasil), dia 21/10 às 19h. Local: Auditório do Cremero, na avenida dos Imigrantes, 3414. Além do Cremero, Mariana participa também neste dia de palestra no Sindur às 15 horas.

Jovem eleitor

O número de jovens eleitoras e eleitores cresceu significativamente em 2024. Com um aumento de 78% no alistamento eleitoral desse público em comparação a 2020, mais de 1,8 milhão de pessoas de 16 e 17 anos estarão aptas a votar facultativamente no pleito de outubro em todo o Brasil. A faixa etária de 18 a 24 anos soma 18,3 milhões de votantes, reforçando a possibilidade de uma grande participação do público jovem nas eleições deste ano.

Pesquisas

Nesta reta final de campanha, olho vivo nas pesquisas. Algumas são sérias, outras nem tanto. Lembrando que as pesquisas podem refletir a realidade ou não. Algumas acertam, outras erram feio. Em Porto Velho, desde ontem novas sondagens estão sendo divulgadas. Uma delas, mostra o candidato Léo Moraes à frente. Em outra pesquisa, Mariana Carvalho liderando o segundo turno. Haja coração.

Pesquisas 2

O fato é que segundo turno é outra eleição. A coluna reserva o direito de dizer que o jogo sucessório em Porto Velho está rigorosamente empatado. O vencedor o será por uma margem apertada. Ambos os candidatos estão desenvolvendo um ritmo forte nas respectivas campanhas. O eleitor indeciso deverá assistir aos debates e tirar suas conclusões. É salutar um segundo turno com dois candidatos competitivos.

Olavo Pires

Assassinato de Olavo Pires completa hoje 33 anos sem se saber quem mandou matar | Mais ROHá 34 anos morria o senador Olavo Pires (PTB-RO). Ele foi brutalmente metralhado quando se preparava para disputar o segundo turno para o governo de Rondônia, em 16 de outubro de 1990. Todos os anos este articulista lembra a data porque trabalhou na campanha do senador. Foi uma terça-feira muito triste para a democracia que acabava de voltar ao Brasil. Seria o segundo governador eleito por via direta. O primeiro foi Jerônimo Santana.

Inelegível até 2034

O ex-governador de Rondônia, Ivo Cassol (PP-RO), teve recurso negado pelo pleno do Tribunal de Justiça de Rondônia, em agravo movido contra o Ministério Público do Estado e o Município de Rolim de Moura. Por unanimidade foi mantida a sentença que condenou Cassol à perda dos direitos políticos, pagamento de multa, proibição de contratar com o Poder Público e receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.  O acórdão foi publicado no Diário Eletrônico do Tribunal de Justiça de Rondônia da última sexta-feira (11), mas nos meios jurídicos já se sabia há algum tempo que o ex-governador tinha sido condenado e que não poderá ser candidato até 2034.

Marcos Rocha

Pode ser uma imagem de 2 pessoasPor outro lado, nesta terça-feira, 15, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, manter os mandatos do governador de Rondônia, Marcos Rocha (UB), e seu vice, Sérgio Gonçalves (UB). O julgamento analisou o recurso do Partido Liberal (PL), que contestava a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) que já havia descartado a acusação feita pelo PL.

Marcos Rocha 2

O partido liderado pelo senador Marcos Rogério, candidato ao governo derrotado nas urnas em 2022, acusava Rocha e Gonçalves de abuso de poder político, citando a extinção da Estação Ecológica Soldado da Borracha e a redução do ICMS sobre a energia elétrica, além do suposto uso de servidores públicos em campanha. No entanto, o TSE considerou que as provas apresentadas não eram suficientemente fortes para comprovar as alegações, tampouco demonstravam gravidade que justificasse a cassação. A decisão representa uma vitória significativa para o governador Marcos Rocha, que segue no comando do estado de Rondônia, amparado pela validação de sua conduta durante o período eleitoral.

Licitação suspensa

Imagem de CapaO processo licitatório para a construção da Ponte Internacional Rio Mamoré, que conectará Guajará-Mirim (RO) ao território boliviano de Guayaramerín, foi temporariamente suspenso pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A decisão, publicada no Diário Oficial da União em 11 de outubro de 2024, interrompe o andamento de um edital lançado em 16 de novembro de 2023.  A obra, estimada em R$ 430 milhões, está inserida no Regime Diferenciado de Contratações (RDC) e envolve a elaboração dos projetos básico e executivo, além da execução de todas as operações necessárias para a construção da ponte, que faz parte da BR-425/RO. O projeto visa melhorar a infraestrutura local, com a construção de acessos e um complexo de fronteira, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.

Licitação suspensa 2

A interrupção temporária ocorre enquanto o Tribunal de Contas da União (TCU) analisa um pedido de embargo feito por uma empresa desclassificada do processo licitatório. De acordo com o DNIT, a empresa foi eliminada por não comprovar a execução de pelo menos uma obra de ponte em seu portfólio. No entanto, a empresa recorreu, argumentando que possui a experiência exigida e que o DNIT extrapolou os requisitos estabelecidos no edital.

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  rk@maisro.com.br

Compartilhe

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *