Eleições SP
Guilherme Boulos (PSOL) lidera em todos os cenários de 1º e 2º turno para prefeitura de São Paulo. A liderança de Boulos, um dos principais representantes da esquerda no cenário político brasileiro. Conforme pesquisa AltasIntel produzida em parceria com a CNN, divulgada nesta quarta-feira (19), Boulos aparece com 35,7% das intenções de voto, distanciando-se dos demais concorrentes. Em segundo lugar, figura o atual prefeito paulistano, Ricardo Nunes (MDB), com 23,4% das intenções de voto. A pesquisa ainda aponta Pablo Marçal (PRTB) com 12,6% e Tabata Amaral com 10,7%.
Eleições SP 2
A AltasIntel também realizou uma simulação do cenário para o primeiro turno sem os nomes de Marçal e Datena na corrida. Nesse contexto, Boulos alcança 37,5% das intenções de voto, enquanto Nunes sobe para 32,4%. Tabata Amaral mantém-se em terceiro com 11,8%, seguida por Kataguiri com 8,2% e Marina Helena com 3,2%. Altino, novamente, não pontua neste levantamento.
Chove no RS
Ainda chove no RS e alguns gaúchos continuam soberbos, renegando a ajuda que o governo Lula está proporcionando aos desabrigados. É impressionante o orgulho (ou burrice) destas pessoas que se dizem de bem e temente a Deus, mas agem como fariseus ( o mesmo que charlatães, dissimulados, falsos, fingidos, hipócritas, mentirosos). O gaúcho precisa ser mais humilde. Isso traz bons fluídos.
Chove no RS 2
A água voltou a alagar ruas inteiras em Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, nessa quinta-feira (20). A inundação atingiu os bairros da Cidade Verde e Vila da Paz, trazendo revolta e incerteza para os moradores do pequeno município de 40 mil habitantes devastado pelas chuvas de maio. A prefeitura estima que 97% da área urbana e 80% da área total do município ficou submersa na maior catástrofe ambiental da história gaúcha.
“O petista infiltrado”
O bolsonarista Antônio Cláudio Alves Ferreira, preso por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, deve ser condenado a 17 anos de prisão, segundo voto proferido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na noite desta quinta-feira (20). Ferreira foi o responsável por destruir o relógio histórico de Balthazar Martinot trazido por Dom João VI para o Brasil em 1808 e que ficava no Palácio do Planalto. Feita de casco de tartaruga e um tipo raro de bronze, a peça foi enviada para restauro à Suíça e sua destruição se tornou um dos símbolos do levante antidemocrático de bolsonaristas que vandalizaram as sedes dos Três Poderes.
Natimorto
O PL do Estupro foi abortado. O Projeto de Lei (PL) nº 1.904/24, que propõe equiparar o aborto de gestações acima de 22 semanas ao homicídio, provocou uma onda de manifestações e uma clara rejeição da opinião pública. De acordo com uma enquete popular no site da Câmara dos Deputados, 87% dos participantes declararam “discordar totalmente” da proposta, representando 616.298 votos. Apenas 13% dos votantes afirmaram “concordar totalmente”. Por isso, o projeto foi abortado por Arthur Lira (PP-AL).
Plano Real
O Plano Real representou a mais bem-sucedida cruzada econômica da história do Brasil, um ponto de virada que exterminou a hiperinflação do período, trouxe estabilidade monetária e permitiu, com o passar dos anos, que milhões de brasileiros passassem a levar uma vida melhor. Às vésperas de completar trinta anos, o real é a moeda mais longeva de todas as oito que o Brasil teve desde o fim do mil-réis, em 1942. Quando entrou em circulação, a alta dos preços beirava os 50% ao mês. Ao fim de julho, tinha se reduzido a 6% e, um ano depois, a 2%. A foto é da capa da Veja desta semana.
Praga de gafanhoto
O presidente Lula afirmou nesta quinta-feira (20 que o programa Minha Casa, Minha Vida poderia ter construído um total de 12 milhões de casas se o golpe contra a ex-presidente Dilma Rousseff não tivesse ocorrido e Jair Bolsonaro não tivesse chegado ao poder. “O Minha Casa, Minha Vida poderia ter construído 12 milhões de casas se não fosse o golpe contra a Dilma, que colocou a praga de gafanhoto para governar esse país, destruindo tudo que construímos”, disse Lula durante entrega de moradias do programa, em Fortaleza (CE).
Vai, ladrão
“Se a faculdade vai acabar com a vida do teu filho, não manda ele para a faculdade. Não manda, vai vender picolé na garagem. ‘Ah, mas eu não criei meu filho para isso’. Cê criou seu filho para que? Pra ele ir para o inferno?” “Criou a sua filha para quê? Para virar uma vagabunda? Ou você a criou para virar uma mulher santa, uma mulher digna de família? Aí ela tem um diploma, é rodada, é doida…” Palavras do pastor André Valadão, durante um culto, usando seu Louis Vuitton…
Niver em Paris
Chico Buarque comemorou seus 80 anos no Le Caveau de la Huchette, um tradicional clube de jazz em Paris. O local escolhido para a comemoração é descrito como um clube “vintage e pequeno com um atmosfera da metade do século passado e que serve bebidas e tem música ao vivo”. Chico passou a data na companhia da mulher, Carol Proner, e das netas Cecília e Irene, filha de Silvia Buarque, primogênita do compositor, que é proprietária de um apartamento na capital francesa.
Breakfast
Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política do Brasil.
(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
A coluna é diária e conta com informações do G1, Globo, R7, CNN, Folha de S. Paulo, Brasil 247, Veja, Folha, Metrópoles, DCM, Brasil de Fato, dentre outros.
Informações para a coluna: rkuppe@gmail.com