segunda-feira, junho 8, 2026
spot_img
spot_img

Negação da acessibilidade – Alienação ou teorética?

@viniciocarrilhomartinez

Todos os teoréticos são infames, mas alguns são piores – porque “sabem o mínimo sobre a sua ‘consciência”, aquela que se pergunta: é um copo meio cheio ou meio vazio”? Se for meio cheio é pior, porque deveriam “saber o que fazer” – mas não fazem, porque copiam uma “meia verdade” (sendo essa, invariavelmente, uma mentira inteira). A teorética é uma ideologia vazia, imóvel.

Darei três exemplos concretos do que quero explicar:

  1. Tive um aluno de licenciatura em física (absurdamente aplicado e inteligente) com uma grande, acentuada deficiência de locomoção. Porém, ele descia do Restaurante Universitário a pé, pra assistir aula (1 km mais ou menos). A minha pergunta nesse caso é: quando esse rapaz pôde fazer um experimento no nosso “observatório intergalático”? Nunca. Eu mesmo mal cheguei a subir as escadas, imagina ele – que a formação exige.
  2. O outro exemplo é uma pergunta ainda mais simples: onde é que colocaram piso antiderrapante na UFSCar? Na minha casa tem em todos os cômodos, no corredor externo e na calçada também. Aliás, na calçada o antiderrapante é ainda mais rústico, porque não quero que ninguém escorregue num dia de chuva.
  3. Por falar em chuva, em dias abundantes não posso realizar o meu trabalho. No dia 09/12 (terça-feira) tive que faltar, porque as rampas que deveria acessar viram ondas de água, uma verdadeira aquaplanagem.

 

Falei que vou ensinar o que é acessibilidade, mas será longe dos papagaios da teorética.

Talvez até faça outro doutorado, nisso, ou me candidate à vereança.

No entanto, esse longínquo “novo” doutorado será só redundante: já fiz dois. E porque a minha teoria é a minha vida, e não preciso de teorética nenhuma para me explicar o óbvio.

E sabem qual é o óbvio ululante?

As pessoas teoréticas querem que você se lixe, junto com a acusação de que, na prática, elas negam a acessibilidade. E é por isso que nunca moveram uma palha para mudar o mínimo.

De fato, acessar o óbvio não é para qualquer pessoa.

Afinal, acessar o óbvio exige uma racionalidade, lógica, e bem mais do que a vã teorética.

 

Compartilhe

Related Articles

- Advertisement -spot_img

Colunas

Flávio Bolsonaro, “irmão” de Vorcaro, faz campanha na Marcha para Jesus ao lado de André Mendonça, relator do caso Master; vídeo

Incluído na segunda proposta de acordo de delação do "irmão" Daniel Vorcaro, Flávio Bolsonaro falou em "guerra espiritual" e classificou governo Lula como "mundo...

Escárnio: chefão da Marcha para Jesus admite que evento é palanque de Flávio Bolsonaro

É um escárnio. O presidente da Marcha para Jesus no Brasil, Apóstolo Estevam Hernandes, admitiu nesta quinta-feira que o maior evento evangélico do país...

Eduardo Bolsonaro vai a julgamento no STF por articulação do tarifaço dos EUA

Oministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou para julgamento a ação penal em que o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é réu pela...

Violência contra indígenas avança na Amazônia e preocupa lideranças

MANAUS (AM) – A violência contra os povos indígenas voltou a crescer no Brasil em 2024 e atingiu níveis preocupantes especialmente na Amazônia brasileira,...

Eduardo Bolsonaro fala em trocar Pix por sistema dos EUA e reforça chantagem contra o Brasil

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro admitiu em um vídeo nas redes sociais que sua família está disposta a negociar o Pix para atender às...