terça-feira, julho 22, 2025
spot_img

Coluna Zona Franca

Lula vai ao Chile

Após uma bem-sucedida campanha interna para reforçar a ideia de que o país está sendo vítima de um ataque econômico para interferir em assuntos domésticos, o governo brasileiro inicia a semana trabalhando para angariar apoio internacional em sua crise com os Estados Unidos. Nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Santiago para se encontrar com os presidentes do Chile, Gabriel Boric, da Colômbia, Gustavo Petro, do Uruguai, Yamandú Orsi, e com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez. A reunião é vista como uma frente de esquerda contra a ofensiva autoritária do presidente americano Donald Trump. (CNN Brasil)

Lula vai ao Chile 2


O encontro entre os presidentes deveria ter ocorrido no ano passado, mas, por conta de agenda, foi transferido para este ano e ganhou uma conotação política ainda mais forte devido à tentativa americana de influenciar o sistema Judiciário brasileiro para que o ex-presidente Jair Bolsonaro não seja condenado no processo que investiga a trama golpista. Lula pretende usar o encontro para afirmar que a investida de Trump é um ataque explícito à democracia brasileira. O presidente brasileiro dirá que vem tentando dialogar com o governo americano há meses para tratar de negociações econômicas e que as tarifas impostas são uma retaliação política. (Estadão)

Lula vai ao Chile 3

Neste domingo, Lula, Boric, Petro, Orsi e Sánchez publicaram um artigo conjunto em defesa da democracia. “A erosão das instituições, o avanço dos discursos autoritários impulsionados por diferentes setores políticos e o crescente desinteresse dos cidadãos são sintomas de um mal-estar profundo em amplos setores da sociedade”, escreveram os mandatários. Os cinco se colocam como defensores da democracia em um mundo cada vez mais extremado e violento. “… como líderes progressistas, temos o dever de agir com convicção e responsabilidade frente àqueles que pretendem enfraquecer a democracia e suas instituições”, concluíram. (Folha)

0x365

Duas semanas depois de dizer que sacrificaria seu mandato de deputado federal para permanecer nos Estados Unidos fazendo lobby para que o governo americano sancione autoridades brasileiras em troca da anistia de seu pai, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) voltou atrás. Em uma live neste domingo, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro declarou que não pretende renunciar ao mandato. “Eu não vou fazer nenhum tipo de renúncia. Se eu quiser, consigo levar meu mandato, pelo menos, até os próximos três meses”, afirmou. Eduardo pediu licença do mandato em março, quando chegou aos Estados Unidos. Neste domingo, o prazo para reassumir a vaga na Câmara dos Deputados expirou e, a partir de agora, as faltas às sessões passam a ser contabilizadas. De acordo com o regimento da Casa, ele pode faltar até um terço das sessões sem apresentar justificativa. Pelos cálculos da família BolsonaroEduardo ainda pode se ausentar de 44 sessões antes de perder o mandato. (UOL)

Ameaças ao ministro

Eduardo Bolsonaro também fez ameaças ao ministro do STF Alexandre de Moraes. Segundo ele, seu principal objetivo é retirar o jurista do Supremo Tribunal Federal. “Toda hora a gente tem que expor o nível de várzea que é Moraes com a caneta do STF. O ideal seria ele fora do STF. Trabalharei para isso também, tá, Moraes?”, afirmou o deputado, que acusa de forma recorrente o ministro de agir politicamente para impedir que seu pai concorra às eleições de 2026. (Metrópoles)

Ameaças à Polícia Federal

Eduardo Bolsonaro em live que ameaçou ministros do STF e a Polícia Federal - 20/07/2025Na mesma live, Eduardo Bolsonaro ameaçou integrantes da Polícia Federal que estariam investigando a ele e a outros integrantes de sua família em processos do Supremo Tribunal Federal. “Cachorrinho da Polícia Federal que tá me assistindo, deixa eu saber não. Se eu ficar sabendo quem é você… ah, eu vou me mexer aqui”, disse o filho do ex-presidente Bolsonaro. O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, afirmou que as falas do deputado federal licenciado são uma tentativa de intimidação aos policiais federais. “Nenhum investigado intimidará a Polícia Federal”, disse Rodrigues. De acordo com ele, a PF tomará medidas legais contra Eduardo, que é escrivão da Polícia Federal em São Paulo. (g1)

Prisão de Eduardo Bolsonaro

Os líderes do PT no Congresso pediram ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a prisão do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O pedido é assinado pelo deputado Lindbergh Farias (RJ) e pelo senador Randolfe Rodrigues (AP). O documento foi anexado ao inquérito no qual o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro é investigado pela sua atuação junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo.

Prisão de Eduardo Bolsonaro 2

Os parlamentares sustentam que a decretação da prisão é necessária para manter a ordem pública diante de condutas antidemocráticas e de estímulo a “atos atentatórios à soberania. Capaz de, ao ser preso, ele declare insanidade mental. O que certamente será acatado. Só maluco faz o que Eduardo vem fazendo.

Vistos americanos

O cancelamento de vistos americanos, anunciado pelo secretário de Estado do país, Marco Rubio, atingiu praticamente todos os ministros do Supremo Tribunal Federal, com exceção de Nunes Marques, André Mendonça e Luiz Fux. Além de Alexandre de Moraes, o principal alvo do governo americano, também estão proibidos de entrar nos Estados Unidos os ministros Luís Roberto Barroso, Flávio Dino, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Gilmar Mendes e a ministra Cármen Lúcia. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, também teve seu visto cancelado. As sanções se estendem ainda aos familiares imediatos dos ministros e do PGR, que também estão impedidos de entrar nos EUA. (CNN Brasil)

Bolsonaro culpado

Celso Rocha de Barros: “Quando Bolsonaro chamou uma superpotência para intervir no Brasil topou o risco de Trump aproveitar a oportunidade para quebrar justamente os setores mais competitivos de nossa economia”. (Folha)

Por engano, foi sem querer

Dezenas de palestinos que tentavam chegar a centros de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza foram mortos neste domingo por soldados israelenses, de acordo com o Ministério da Saúde do enclave, controlado pelo Hamas. No sábado, outras 32 pessoas foram mortas por disparos de combatentes das Forças de Defesa de Israel. No Vaticano, o Papa Leão XIV condenou a “barbárie” da guerra em Gaza e o “uso indiscriminado da força” contra civis palestinos. (New York Times e Guardian)

Pix em Paris

Pode ser uma imagem de ‎1 pessoa, telefone e ‎texto que diz "‎ه PIX Pagamento enviado NOTÍCIA Mercados na França começam a aceitar pagamentos via PIX de clientes brasileiros. VIRALZ-UI‎"‎‎

Turistas brasileiros que visitam a França, especialmente Paris, agora podem fazer compras usando o Pix como forma de pagamento. A novidade foi implementada por empresas como a PagBrasil, em parceria com o sistema VoucherPay, e permite transações instantâneas em reais, com conversão automática para euros por meio de QR Code. A taxa de serviço gira em torno de 3%.

Pix em Paris 2

Estabelecimentos bastante frequentados por brasileiros — como a farmácia CityPharma e as perfumarias Fragrance de l’Opéra e Grey — já adotaram a solução. A grande vantagem é que o sistema elimina a necessidade de cartão internacional ou conta bancária na Europa. Além disso, em algumas lojas, é possível parcelar as compras, embora isso envolva taxas adicionais.

Pix em Paris 3

A iniciativa tem agradado tanto os turistas, pela praticidade, quanto os lojistas, por facilitar as vendas sem intermediários. Com a boa recepção, já se discute a expansão do serviço para outras cidades francesas e países da Europa com forte fluxo de brasileiros.

O negacionista

Ora, ora, quem está criticando o governo Lula pelo baixo índice de vacinação no Brasil. Dr. Hiran Gallo, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM). Logo ele que foi contra uso de máscaras e vacinas durante a pandemia. Bolsonarista, Hiran Gallo recebeu dezenas de críticas por não apoiar a vacinação contra a covid. Parlamentares bolsonaristas chegaram até a aprovar projetos contra a obrigatoriedade de vacinar crianças, criando confusão nas mentes dos pais que não sabem se podem ou não vacinarem seus filhos.

O negacionista 2

O Conselho Federal de Medicina recebeu Moção de Censura por sua postura anticientífica referente a vacinas. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)  expressou “profunda preocupação” com as atitudes do Conselho Federal de Medicina, que contrariam princípios fundamentais da ciência e da medicina baseada em evidências.

O negacionista 3

Após o Brasil registrar oficialmente seu primeiro dia sem mortes por covid desde que a pandemia começou a matar no país, o Conselho Federal de Medicina criticou o uso de máscaras em aviões e aeroportos. Ignorando seu uso já pacificado em outros países em contextos bem menos graves, além de todo um manancial de estudos, o órgão publicou nota na qual afirmava não haver motivos para o uso “indiscriminado” da medida. Na ocasião Hiran Gallo disse que a medida “jamais pode ser impostas a pessoas que não compartilham de tais ideologias ou comportamentos”. Enfim, de negacionista durante o governo Bolsonaro, o médico rondoniense passou a ferrenho defensor das vacinas no governo Lula.

O negacionista 4

A deputada estadual Taissa (PL-RO), bolsonarista, aprovou o Projeto de Lei nº 311/2023, que desobriga aos pais de vacinar seus filhos. De acordo com a deputada, a medida visa garantir o direito à escolha dos pais, respeitando a diversidade de opiniões e levando em conta as particularidades de cada família. Ora, vacinar crianças não é questão de opinião. É questão de saude e deve ser tão obrigatório quanto pular de um avião com paraquedas. É questão de vida ou de morte.

                                               Preta Gil

Rio de Janeiro (RJ), 12/01/2020 - A cantora Preta Gil, se apresenta na festa de abertura dos 50 dias do Carnaval Rio 2020, na praia de Copacabana. Foto: Tânia Rêgo/Agência BrasilA cantora, atriz, empresária e apresentadora Preta Gil morreu neste domingo, aos 50 anos, por complicações decorrentes de um câncer. O tratamento havia sido iniciado em janeiro de 2023, quando Preta anunciou publicamente o diagnóstico: adenocarcinoma, um câncer no intestino. Após cirurgia e sessões de quimioterapia e radioterapia, ela chegou a anunciar que a doença estava em remissão. No entanto, em agosto de 2024, Preta revelou que o câncer havia retornado em diferentes partes do corpo. Como em todas as fases de sua vida, Preta encarou a batalha com resiliência e transparência, sempre incentivando o diagnóstico precoce do câncer. (Folha)

Preta Gil 2

Preta comemorou seu aniversário de 50 anos no ano passado com uma festa para 700 pessoas e lançou a autobiografia “Preta Gil: os primeiros 50“, pela editora Globo. No livro, ela relata a luta contra o câncer e o término do casamento de oito anos com o produtor Rodrigo Godoy, em 2023, após descobrir que ele a traía enquanto ela realizava o tratamento. Nas últimas semanas, Preta tentava uma terapia experimental contra a doença nos Estados Unidos. (Globo)

Preta Gil 3

Mulher preta, bissexual e fora dos padrões estéticos convencionais, a artista, filha do cantor Gilberto Gilenfrentou preconceitos e usou sua imagem para promover a inclusão e combater a discriminação. Embora tenha crescido cercada pela música, Preta inicialmente trabalhou nos bastidores como produtora e publicitária. Seu álbum de estreia, Prêt-à-Porter (2003), trouxe um repertório que mesclava pop, MPB, samba e funk. A capa e o encarte do CD, nos quais aparecia nua, causaram polêmica na época. Ao longo da carreira, lançou três álbuns, criou o Bloco da Preta — sucesso no carnaval do Rio e de São Paulo —, participou de novelas e atuou em séries e filmes. (g1)

Preta Gil 4

Logo após o anúncio da morte, as redes sociais foram inundadas com mensagens de carinho e homenagens. A apresentadora Angélica escreveu: “Gratidão por ter tido você na minha vida”. O diretor Boninho disse que Preta “já é saudade nos nossos corações”. Xuxa também homenageou a amiga: “Que sua força, alegria e amor por tudo que você fez nunca sejam esquecidos”. (UOL)

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

Compartilhe

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Colunas

Decisão de Moraes indica que Bolsonaro será preso nesta terça ou no máximo na quarta-feira

No documento, Alexandre de Moraes deixa claro que ex-presidente descumpriu as medidas cautelares A decisão anunciada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes...

Condenações de chefes de governo golpistas são irreversíveis, diz pesquisa

UFSC mostra que, em 148 casos ocorridos entre 1946 e 2024, líderes que tramaram contra o Estado — como Bolsonaro é acusado — não...

Gato escaldado: Bolsonaro foge de entrevista após saber que poderia ser preso

Com medo de ser preso, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou na última hora uma entrevista que concederia ao Metrópoles nesta segunda-feira (21). Segundo...

Coluna Zona Franca

Lula vai ao Chile Após uma bem-sucedida campanha interna para reforçar a ideia de que o país está sendo vítima de um ataque econômico para...

Como Churchil, Lula não vai se render ao novo Hitler!

Por Roberto Kuppê (*) Hitler foi um expansionista que queria, à força, dominar a Europa. Foi barrado pelo recém nomeado primeiro ministro do Reino Unido,...