segunda-feira, outubro 13, 2025
spot_img

Coluna Zona Franca Especial de Domingo

Barroso elogia governo Lula

O ministro Luís Roberto Barroso deixará o STF semana que vem. Em entrevista à Folha de S.PauloBarroso passou à limpo sua trajetória na mais alta Corte do país, falou de seu voto que levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à prisão, os abusos da operação Lava Jato e saiu em defesa da democracia. Barroso afirmou que não se arrepende de seu voto por ocasião da Lava Jato, que acabou por levar Lula à prisão, mas admite que os movimentos do ex-juiz Sérgio Moro e sua equipe terminaram por colocar a operação em descrédito. “Efetivamente, muita gente, que eu acho que merecia, foi presa. Mas, olhando a operação hoje, eu identifico que havia uma certa obsessão pelo ex-presidente Lula que se manifestou em erros muito claros. Ela revelou um país feio e desonesto. Mas, em algum momento, se perdeu nos excessos e terminou se politizando”, criticou.

Barroso elogia governo Lula 2

Barroso afirmou que, ao analisar os governos a partir da redemocratização, de Collor até Lula 3, houve avanços inéditos sob o atual mandatário na realidade brasileira. “Nós melhoramos em tudo. E os governos Lula foram, objetivamente, os que tiveram os melhores indicadores. Sou juiz, e juiz não deve ter preferências políticas. Mas este é um fato”, disse.

Barroso elogia governo Lula 3

Ao definir o petista como “uma pessoa agradável e carismática” conta que até mesmo a sogra, que não era simpática ao líder, mudou de ideia ao conhecê-lo. “Minha sogra, que é holandesa, não tinha muita simpatia por ele. Mas, em dez minutos, Lula arrumou uma fã apaixonada.”

Barroso vice de Lula?

A coluna aposta uma dose de vodka com metanol de Tarcísio que o ministro Barroso será candidato a vice-presidente de Lula em 2026. Nessa configuração, Alckmin será candidato ao governo de São Paulo e Haddad ao Senado Federal. A conferir.

Messias ganha força

Em Brasília, o advogado-geral da União, Jorge Messias, tem se destacado por reunir dois traços pouco comuns na cúpula do governo: a confiança direta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a identidade evangélica declarada. O nome do ministro voltou a ser cogitado nos bastidores do Planalto para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), aberta com a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso, na última quinta-feira (9). Com informações do Globo.

Messias ganha força 2

A possível indicação reacendeu articulações entre alas religiosas e políticas. Messias, membro da Igreja Batista Cristã de Brasília desde 2016, é visto como figura capaz de dialogar com grupos progressistas e conservadores do meio evangélico. Se for confirmado, o governo Lula colocará na Corte, pela primeira vez, dois ministros evangélicos — Messias e André Mendonça, este último indicado por Jair Bolsonaro e identificado com a extrema-direita.

Lula destaca operações da PF

O presidente Lula passou a incorporar de forma mais enfática o combate à criminalidade em suas declarações públicas, em um momento marcado por operações de grande porte da Polícia Federal. Em recentes discursos, Lula destacou ações contra o PCC e contra redes de exploração sexual infantil, alinhando-se a uma demanda crescente da sociedade pela ampliação da segurança.

Lula destaca operações da PF 2

Na última quarta-feira, após uma megaoperação conjunta com 16 estados contra a exploração sexual infantil, o presidente afirmou: “O que não falta é gente safada nesse país para fazer coisa errada. Essa gente tem que ir para a cadeia”. Em agosto, ao comentar ação contra o PCC, classificou a iniciativa como “a maior resposta do Estado ao crime organizado de nossa história até aqui”.

Lula destaca operações da PF 3

De acordo com o jornal O Globo, a guinada de Lula no discurso ocorre num contexto em que a violência desponta como a maior preocupação nacional. Pesquisa Genial/Quaest divulgada na última semana aponta que 31% dos brasileiros veem a segurança como o principal problema do país — o índice mais elevado em um ano. Entre os eleitores que se identificam como lulistas, o número é ainda maior, chegando a 36%. (Do Brasil 247)

As frotas de Nelson Wilians

Pode ser uma imagem de helicóptero e texto que diz "มี w N O helicóptero de 41 milhões de reais A PF confiscou uma aeronave italiana que o advogado Nelson Wilians havia transferido meses atrás para sua mulher"As frotas terrestre, aérea e marítima do advogado Nelson Wilians eram exibidas com destaque em seus perfis do TikTok e do Instagram, e serviam para dar lustro à imagem de profissional rico e bem-sucedido diante de seus 3,2 milhões de seguidores. Desde que se tornou investigado pela suspeita de lavar dinheiro desviado do escândalo de corrupção do INSS, essas mesmas joias motorizadas só lhe dão dor de cabeça. A última delas é o helicóptero modelo Airbus EC130 e prefixo PS-REH, que foi sua durante cinco meses.

As frotas de Nelson Wilians 2

A aeronave, em outros tempos presente em contexto de glamour e ostentação, foi exibida no telão de uma sessão da CPI do INSS, que investiga o roubo bilionário de contas de aposentados e pensionistas, na segunda (6). O senador Marcos Rogério (PL-RO) questionava Fernando Cavalcanti, por muitos anos sócio de Nelson Wilians, e disse: “Esse helicóptero tem uma história.” E começou então a apresentar uma série de slides para contá-la.

As frotas de Nelson Wilians 3

No inquérito sobre a roubalheira dos aposentados e pensionistas, o Supremo Tribunal Federal, em decisão do ministro André Mendonça, atendeu a PF e bloqueou esses 28,1 milhões de reais de Nelson Wilians, 24,1 milhões de reais de Cavalcanti e mais de 539,6 milhões de reais de Maurício Camisotti, suas empresas, seus filhos e sua esposa, Cecília Montalvão Simões.

Lula 2026

Se não fosse o combate à corrupção desencadeada pelo governo Lula, o roubo nas aposentadorias e outros desvios de recursos públicos não seriam levados à público. É por isso que a direita corrupta não quer a reeleição de Lula. “Nos tempos de Bolsonaro era mais fácil roubar e ninguém era punido”.

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política do Brasil e do mundo.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político,  com informações do Canal Meio

Informações para a coluna:  rk@ademocracia.com.br

Leia a versão Rondônia:

Coluna Zona Franca Especial de Domingo

Compartilhe
Artigo anteriorMamãe, vende eu
Próximo artigoDESONRA À NOBEL

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Colunas

Coluna Zona Franca

Lula em Roma O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como “excelente” a audiência com o papa Leão XIV, realizada nesta segunda-feira (13) no Vaticano. Ao...

PERSPECTIVAS FRUSTRANTES

Enquanto o preço do leite cai até R$ 0,50 por litro nas mãos do produtor, valores nas prateleiras seguem estáveis; cenário pressiona pequenos produtores,...

DESONRA À NOBEL

Quando o engenheiro sueco Alfred Nobel resolveu deixar seu legado, foi para tornar-se em prêmios à pessoas que contribuíram com feitos de grandeza em benefício...

Coluna Zona Franca Especial de Domingo

Barroso elogia governo Lula O ministro Luís Roberto Barroso deixará o STF semana que vem. Em entrevista à Folha de S.Paulo, Barroso passou à limpo sua trajetória na mais alta...

Mamãe, vende eu

“ – Mamãe, vende eu para a Dona Julita, porque lá tem comida gostosa”. Não se lê uma frase como essa impunemente. Por mais que a...