Estado Democrático de Direito Social 

O livro do professor Vinício Carrilho Martinez traz um debate conceitual sobre o nosso Estado Democrático de Direito, algumas referências históricas e uma provocação: será uma enorme construção político-jurídica dignificante da própria dignidade humana – ou sofre abalos e achaques contínuos da modernidade no século XXI?
Será que o conceito é tão falho quanto o realismo político que nos acomete e atordoa a clareza e a amplitude conceitual?
Será válido, em termos de identificação da realidade e do conceito, jogarmos tudo fora, numa crítica que não separa, precisamente, a realidade desconstituída de dignidade humana do alcance prometido (historicamente, politicamente) pelo conceito de Estado Democrático de Direito?
Para as cidadãs e cidadãos deste país, o que importa efetivamente retermos da apresentação conceitual?
Qual é a nossa parte, “o que fazer?” e “como fazer” o que deve ser feito a fim de que a realidade seja transformada em direção ao receituário contido no conceito – e para que o conceito seja mais parte ativa de nossas vidas?
É esse convite que fazemos às leitoras e aos leitores,
Marcela Schiavi
MARTINEZ, Vinício Carrilho. Ensaio sobre o estado democrático de direito social: concepção jurídica burguesa ou socialismo na modernidade tardia? São Carlos: Pedro & João Editores, 2024. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/ensaio-sobre-o-estado-democratico-de-direito-social-concepcao-juridica-burguesa-ou-socialismo-na-modernidade-tardia/.
Compartilhe

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *