Coluna Zona Franca

Novo recorde

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, trará na tarde desta quarta-feira uma grande notícia, na coletiva de imprensa em que anunciará os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) relativos ao mês de julho. Com o resultado daquele mês, o número de vagas com carteira assinada criadas nos sete primeiros meses de 2024 será maior do que o acumulado em todo o ano de 2023. Ou seja: o dado dos primeiros sete meses do ano terá que ser maior do que o saldo de 1.483.598 empregos formais criados em 2023.

Novo recorde 2

Marinho não antecipou o número exato, mas para superar os dados de 2023, o número terá que ser próximo a 200 mil vagas formais em um único mês – o que representa um resultado extraordinário. O que Marinho antecipou é que os dados referentes aos postos de trabalho na indústria, de maior qualidade e renda, também serão muito positivos.  A explicação para o excelente desempenho do mercado de trabalho são as políticas de ganho de renda que têm marcado o governo Lula 3. É exatamente o aumento do poder de compra na base da pirâmide que tem estimulado a retomada do consumo no comércio, nos serviços e, por tabela, a geração de postos de trabalho. No evento, dirigentes de várias centrais sindicais fizeram um balanço extremamente negativo da Lava Jato, que, segundo o Dieese, destruiu 4,4 milhões de empregos no País.

Extrema pobreza cai

O aquecimento da economia nacional no período entre 2022 para 2023 – fim do governo de Jair Bolsonaro (PL) e início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – levou à queda no desemprego no país, ao aumento do rendimento dos trabalhadores e à redução da extrema pobreza. Apesar disso, a concentração de renda aumentou.

Taxando big techs

meme de HaddadO Ministério da Fazenda está finalizando uma proposta que visa a taxação das gigantes da tecnologia, conhecidas como big techs, e pretende encaminhá-la ao Congresso Nacional ainda neste semestre. A medida não faz parte do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025, que será apresentado na próxima sexta-feira (30) pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, caso a taxação seja aprovada em 2024, ela poderá contribuir com as receitas do governo para o próximo ano. As estimativas iniciais indicam que a arrecadação adicional pode variar entre R$ 4 bilhões e R$ 5 bilhões, segundo aponta reportagem da Folha de S. Paulo.

Incêndios criminosos em SP

Uma análise realizada pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) observou os 2,6 mil focos de calor registrados no estado de São Paulo entre a quinta (22) e a sexta-feira (23), quando 30 municípios foram atingidos e estado declarou estado de emergência. De acordo com o estudo, divulgado nesta terça-feira (27), 81,29% dos incêndios ocorreram em áreas de uso agropecuário e começaram quase simultaneamente, em um intervalo de 90 minutos. Em apenas um dia (23), o estado de São Paulo registrou mais focos de calor do que Amazônia inteira. Estranho, né?

Farçal

É impressionante o quanto Pablo Farçal (PRTB) consegue enganar, ludibriar, de forma tão clara, os eleitores paulistanos. Nitidamente picareta, farsante e charlatão, Farçal é uma prova de que a extrema-direita é perigosa para a população, principalmente para as camadas mais pobres. Ah, não quer votar no Boulos? Tudo bem. Vota na Tabata, no Datena, na pqp, mas não votem nesse crápula, pelo amor de Deus.

Fumaça

É aterrorizante o nível da fumaça registrado nessa manhã no Espaço Alternativo, em Porto Velho. O mais impressionante mesmo é que as autoridades sanitárias de Rondônia não proíbem ou alertam para o perigo de se praticar exercícios fisicos sob esse clima de horror. Nem máscaras usam, esses desportistas.

 

Eleições 2024

A pesquisa da Quaest divulgada ontem pela TV Rondônia, considerada um norte para todas as candidaturas, meio que define quem vai para para o segundo turno, e quem vai participar das sabatinas da TV Rondônia e do debate final no dia 3 de outubro, três dias antes ds eleições. Mariana Carvalho (União Brasil) pontuou 51% e o segundo colocado, Léo Moraes (Podemos), 18%. A ex-juíza Euma Tourinho (MDB), em terceiro, com 4%, Célio Lopes (PDT) em quarto, com 3%, Samuel Costa (Rede) em quinto, com  2%, Ricardo Frota (Novo) em sexto, com 1% e Dr Benedito Alves (Solidariedade), em sétimo, com 1%. Estes dois últimos estão fora das sabatinas e do debate, segundo as regras da emissora que estabeleceu que somente os cinco primeiros participariam.

Intenção de votos espontânea 


A Quaest também pesquisou a intenção de votos espontânea. Nesse modelo o entrevistado não tem acesso a nenhuma lista com os nomes dos candidatos. Os dados também apontam Mariana Carvalho com 19%; considerando a margem de erro, ela tem entre 15 e 23%. Léo aparece em 2º com 3% e com a margem, pode chegar até 7%. Os candidatos Euma Tourinho (MDB), Samuel Costa (Rede) e Célio Lopes (PDT) estão empatados, com 1% cada. Dr. Benedito Alves (Solidariedade) e Ricardo Frota (Novo) não pontuaram no modo espontâneo.

Mariana comenta pesquisa

A líder Mariana Carvalho  comentou os resultados da pesquisa:  “Vamos seguir trabalhando, olho no olho dos eleitores, levando nossas propostas e nossa mensagem positiva de confiança em Porto Velho. Estou preparada e determinada a fazer a melhor gestão da capital e esses números da pesquisa mostram que estamos no caminho certo, mas é manter os pés no chão e dialogando com a comunidade”.

                                                  Pesquisa coerente

Pode ser uma imagem de textoOs números da pesquisa batem com a realidade. Os dois primeiros colocados, são os mais conhecidos pelos entrevistados, como atestou a sondagem da Quaest . Mariana Carvalho é conhecida por 61% dos eleitores de Porto Velho. Apenas 17% não conhece a candidata. Já Léo Moraes, é conhecido por 41% dos entrevistados e desconhecido por 28%. Euma, Benedito,  Célio, Samuel e Frota estão na casa dos 70% de desconhecimento pelos eleitores entrevistados.

Estratégias

Os resultados da pesquisa da Quaest movimentaram ontem os bastidores das campanhas dos principais candidatos a prefeito de Porto Velho. O segundo colocado, Léo Moraes, deve imprimir um novo ritmo, focado em levar suas propostas para as periferias. Na pesquisa espontânea, onde o entrevistado não tem acesso a nenhuma lista com os nomes dos candidatos, Léo pontuou com apenas 3%. Ou seja, o nome dele não está sendo bastante massificado. Que dirá os outros, com apenas 1%.

Extorsão no pix

Nesta terça-feira (27) circulou que o DC tinha se desligado da coligação da candidata a prefeita de Porto Velho, Mariana Carvalho (União Brasil), e tinha passado a apoiar o candidato Benedito Alves (Solidariedade). Na verdade, não houve desligamento algum, mas um deputado (federal)  denunciou uma tentativa de extorsão envolvendo o DC. A denúncia foi apresentada pelo deputado à Polícia Federal, acompanhada de fotografias e de um vídeo. Também foi apresentado um recibo de transferência bancária da conta de um assessor do deputado para a presidente do DC, Raimunda Lucia da Silva Teixeira. O Blog Entrelinhas teve acesso ao recibo. Gente, extorsão só no dinheiro vivo e em caixas de sapatos. Risos.

Extorsão no pix 2

Raimunda Teixeira, a presidente do DC, é mulher do ex-empresário Silvio Jorge, preso em Porto Velho na Operação Luminus, que há anos investigou suposta corrupção na Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur). De acordo com o que foi apurado, hoje Silvio Jorge trabalha com lobby. Ele teria conseguido se aproximar de um promissor político de Rondônia, e de acordo com o que circula nos bastidores, acabará ferrando a vida do cara. Conforme a denúncia, quem de fato controlaria o DC não é Raimunda Teixeira, e sim o marido dela, o lobista Silvio Jorge. Ele teria tentado extorquir o deputado, que não pagou e denunciou o caso à Polícia Federal. Como a tentativa de extorsão não deu certo, o DC anunciou que estava se retirando da coligação de Mariana Carvalho para apoiar Benedito Alves. Acontece que o partido permanece na coligação. Nada foi alterado perante a Justiça Eleitoral.

Candidatos a vereador de Porto Velho

Lista completa de todos os candidatos a vereador de Porto Velho, aprovados em convenções e registrados no TRE-RO.

 Clique aqui

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  rk@maisro.com.br

Acesse também: Patrulha Verde 

A Democracia

Compartilhe

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *