terça-feira, junho 23, 2026
spot_img
spot_img

Cidade de Alagoas com 3 mil habitantes é a 3ª maior em emendas no Brasil

Foto: Delegado Fábio Costa segura cheque simbólico de R$ 1,75 milhão de sua emenda parlamentar para pavimentação de vias de Mar Vermelho

Levantamento aponta que município recebeu R$ 6,4 milhões este ano, o que dá R$ 2 mil por habitante

Com pouco mais de 3 mil habitantes, Mar Vermelho, cidade localizada na Zona da Mata de Alagoas, é a terceira cidade do Brasil que mais recebe emendas parlamentares. De janeiro até o início de julho, o município recebeu R$ 6,4 milhões em emendas, o que dá R$ 2.013 por habitante. O levantamento foi feito pelo jornal “Folha de S Paulo”.

O Delegado Fábio Costa (PP-AL) é o parlamentar que mais destina recursos para Mar Vermelho. Curiosamente, Costa foi o candidato a deputado federal menos votado na cidade em 2022, recebendo apenas 35 votos. Fábio Costa destinou R$ 2,9 milhões das chamadas “emendas Pix”, que caem direto no caixa da prefeitura.

Em março, Costa postou em suas redes sociais um vídeo ao lado do prefeito de Mar Vermelho, André Almeida (MDB), que deve disputar a reeleição, segurando um cheque no valor de R$ 1,74 milhão que seria usado para pavimentação de uma importante via da cidade.

Por meio de sua assessoria, o deputado afirmou que as verbas destinadas por ele também serão usadas na construção de um ponto turístico e que ele prioriza “municípios com capacidade de execução e transparência para garantir a melhor aplicação dos recursos”, não havendo relação entre “quantidade de votos e valor das emendas”.

O valor repassado à cidade de Mar Vermelho é um reflexo da distorção nas emendas parlamentares, causada pela multiplicação do valor das emendas nos últimos anos e a quase total autonomia de deputados federais e senadores na distribuição do dinheiro.

Isso coloca cidades pequenas no topo do ranking de verba por habitante. Segundo o levantamento feito pela “Folha de S Paulo”, todas as dez cidades proporcionalmente mais beneficiadas têm menos de 6.000 moradores. No topo da lista das cidades mais beneficiadas proporcionalmente estão Bom Sucesso e Curral Velho, na Paraíba.

As emendas são uma forma pela qual deputados e senadores conseguem enviar dinheiro para obras e projetos em suas bases eleitorais e, com isso, ampliar seu capital político.

Pressionado pelo Congresso, o governo Lula (PT) acelerou a liberação de emendas e pagou cerca de R$ 23 bilhões até a primeira semana de julho, principalmente aos municípios. A pressa deve-se à trava imposta pela legislação eleitoral a novos repasses nos três meses que antecedem as eleições.

Imagem: Reprodução/Redes sociais

Fonte: Jornal Extra

Compartilhe

Related Articles

- Advertisement -spot_img

Colunas

Ação na PGR vai pedir atuação “célere e contundente” de André Mendonça contra Flávio Bolsonaro no caso Master

Os deputados Rogério Correia (PT-MG), vice líder do PT na Câmara, e Lindbergh Farias (PT-RJ) vão protocolar uma ação junto ao Procurador-Geral da República...

Lula convoca ministros para discutir situação de Jaques Wagner e Planalto pressiona por troca

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou a calcular o impacto político da operação da Polícia Federal contra o senador Jaques Wagner...

Se Jaques Wagner é mesmo amigo de Lula, é ele quem tem que pedir para sair

O atual líder do governo não tem o direito de colocar em risco a reeleição do presidente Lula e o futuro do Brasil em...

Em proposta de delação, Vorcaro diz ter pago US$ 30 milhões a Alcolumbre

Ex-banqueiro afirma que valor teria sido depositado em conta no exterior  O escândalo envolvendo o Banco Master ganhou um novo capítulo com as recentes revelações...

Vai ter censura? Lula abre 10 pontos para Flávio Bolsonaro em 1° turno e vence todos no 2°, diz Quaest

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10) mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança do primeiro turno da disputa presidencial, com...