Ministra Sonia Guajajara participa de encontro com povos indígenas em Rondônia

Lideranças de trinta povos indígenas de Rondônia, noroeste de Mato Grosso e sul do Amazonas entregaram documentos com reivindicações à ministra

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, reuniu-se com mais de 220 lideranças na Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal, Rondônia, para participar do Iº Diálogo dos Povos Indígenas de Rondônia, Noroeste de Mato Grosso e Sul do Amazonas. O encontro foi realizado nos dias 27 e 28 de junho e contou com representantes de mais de 30 povos indígenas que vivem na região.

O objetivo central do encontro foi buscar junto ao Ministério dos Povos Indígenas (MPI), à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e à Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), a solução dos problemas dos territórios indígenas e sobre os desafios em diversas áreas como saúde, educação, demarcação, vigilância, proteção, fiscalização, limites territoriais, alternativas econômicas, PNGATI/PGTA, além de outras demandas entregues através de documentos pelas lideranças presentes no evento.

..

Sonia Guajajara fez um relato das atividades informando às comunidades presentes sobre as terras indígenas em que o MPI coordena junto com outros órgãos do governo para realização da desintrusão de invasores, sejam eles grileiros, fazendeiros, madeireiros ou garimpeiros. Além disso, a ministra falou de outras estratégias para ampliar a resolução de conflitos fundiários, como por exemplo o diálogo do MPI com o governo de cada Estado, a partir da situação de cada área indígena e avançar para demarcar TIs que possam ser resolvidas com contrapartidas entre as áreas estaduais e federais.

Outras questões levantadas pela comunidade indígena à ministra, foi a necessidade de abordar as questões relacionadas à saúde indígena e ao Sistema Único de Saúde (SUS) e o combate à exploração do trabalho indígena com a eliminação de postos de subemprego e criação de canais de comunicação para denúncias de exploração do trabalho indígena, tanto em contextos urbanos quanto rurais.
As lideranças presentes entregaram vários documentos com suas demandas à ministra Sônia Guajajara e à presidente substituta da Funai, Mislene Ticuna. Estiveram no evento representantes de povos indígenas que vivem em Rondônia, noroeste do Mato Grosso e sul do Amazonas: Apurinã, Aikanã, Kwazá, Oro Eo, Oro Nao, Oro Waram Xijein, oro Waram, Kathithaulu, Nambikuara, Krenak, Kanoé, Sakirabiar, Amondawa, Kithãulu, Paiter-Suruí, Cinta Larga, Kassupá, Mamaindê, Djeromitxi, Kaxarari, Karitiana, Tupari, Kampé, Makurap, Kanoê, Guarasugwe, Puruborá, Karo-Arara, Gavião-Ikolen, Uru Eu Wau Wau, Kujubim, Wayuru,Terena, Manoke, Zoró, Manduca, Rikbaktsa, Oro Mon, Enawene Nawe, Irantxe, Sabane.

..

A ministra ressaltou que agora é o momento do mundo olhar para os indígenas, para o protagonismo que representam e pelo papel que exercem diante do planeta, protegendo os territórios. “Somos só 5% da população mundial, mas protegemos 82% da biodiversidade do mundo. Se os direitos indígenas estão ameaçados, a vida no planeta está ameaçada”, disse Guajajara para centenas de lideranças indígenas, caciques (homens e mulheres), jovens, crianças e demais participantes da comunidade e do governo, na aldeia.

Compartilhe

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *