A militância e dirigentes do Partido dos Trabalhadores estarão juntos com as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, além de centrais sindicais, partidos progressistas e movimentos sociais, na realização de uma mobilização popular nas comemorações do 7 de Setembro. Na data, atos e manifestações varrerão diversas capitais e cidades em todo o país para defender o Brasil das ameaças à sua soberania.
O PT e as organizações e movimentos sociais envolvidos na ação “Povo independente é Povo Soberano” defendem que, após mais de 200 anos da libertação do Brasil da dominação estrangeira, esse é um tempo que não pode voltar, e que a conquista da soberania deve ser sempre defendida por brasileiros e brasileiras, independentemente de diferenças ideológicas. Para o PT, é preciso reafirmar que o Brasil é de todos e todas e que a liberdade depende de democracia, justiça social, soberania e direitos para o povo.
O presidente nacional do PT, Edinho Silva, fez um chamado à sociedade brasileira para que o 7 de Setembro seja um momento de conscientização com relação ao uso político das tarifas comerciais pelo governo norte-americano, numa ameaça à soberania do Brasil.
“O importante para nós é que possamos dialogar com a sociedade brasileira, com o que está em disputa no cenário nacional”, afirmou Edinho, no sábado (23). “Que o 7 de Setembro seja um momento de expressão e também um processo de conscientização. Infelizmente, o Brasil está sendo penalizado injustamente. As tarifas sempre foram utilizadas para equilibrar ações comerciais. Elas estão sendo usadas pelo governo Trump de forma autoritária, sem nenhum fundamento e por um viés político”.
A secretária nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT, Lucinha Barbosa, também faz um chamamento à militância petista para participar dos atos em defesa da soberania nacional em 7 de setembro.
“Vamos fazer do 7 de setembro um grande ato, um grande marco na defesa da soberania nacional, na defesa do nosso país e na defesa, sobretudo, do governo do presidente Lula, do nosso governo e dos nossos governos estaduais, onde a gente está governando dentro da perspectiva e dessa linha do presidente Lula, que é a reconstrução do nosso país, mas principalmente na defesa do nosso solo e em defesa da democracia brasileira”, defendeu Lucinha. “Na nossa terra quem manda é o povo brasileiro, esse é o nosso grande lema do Grito dos Excluídos no dia 7. Brasil, quem manda é o povo brasileiro”, ressaltou.
Confira os locais e horários onde já estão confirmados atos e manifestações do “Povo independente é povo soberano!”
SALVADOR-BA
09h – Campo Grande
NATAL – RN
Concentração na Praça das Flores, Petrópolis.
SÃO PAULO – SP
09h – Praça da República
RECIFE – PE
09h – Concentração no Parque 13 de maio e percurso até a Praça do Carmo
PORTO ALEGRE – RS
14H – Ponte de Pedra, Largo dos Açorianos
RIO DE JANEIRO – RJ
09h – Rua Uruguaiana com Presidente Vargas,Centro
MINAS GERAIS – MG
Mobilização Centrais Sindicais
CAMPO GRANDE-MS
08h – Gritos dos Excluídos – Cruzamento das Ruas 13 de Maio com Rua Dom Aquino
PARAÍBA – PB
Reunião de Organização do Grito dos Excluídos – João Pessoa
ARACAJU-SE
09h – Praça da Catedral metropolitana
GOIANIA-GO
08H30 – Concentração será na Praça do Trabalhador e passeata às 09h pela Feira Hippie
AMAPÁ- AP
Avenida Cabral
SERGIPE-SE
Em meio ao desfile das escolas
SANTA CATARINA- SC
Reunião na CUT e Plenária para organizar a mobilização
CEARÁ -CE
08h – Praça da Paz
DISTRITO FEDERAL
10h – Praça Zumbi dos Palmares
BELÉM-PA
09h – Escadinha do Cais do Porto, seguindo em caminhada até a praça prefeitura de Belém
ESPÍRITO SANTO-ES
8h30 – Concentração na Praça Portal do Príncipe e encerramento na Praça João Clímaco, em frente ao Palácio Anchieta
Da Redação