segunda-feira, outubro 13, 2025
spot_img

Coluna Zona Franca

Lula em Roma

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como “excelente” a audiência com o papa Leão XIV, realizada nesta segunda-feira (13) no Vaticano. Ao lado da primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, Lula destacou que a reunião abordou religião, fé, Brasil e os grandes desafios globais. “Eu e a Janja tivemos um excelente encontro com sua Santidade, o papa Leão XIV, no Vaticano. Conversamos sobre religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”, afirmou o presidente em declaração pública sobre a visita.

Lula em Roma 2

Lula aproveitou o encontro para parabenizar o pontífice pela publicação da Exortação Apostólica Dilexi Te. Segundo ele, o texto reafirma a mensagem de que a fé não pode ser separada do compromisso com os mais pobres.“Parabenizei o Santo Padre pela Exortação Apostólica Dilexi Te e a sua mensagem de que não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres. Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”, declarou.

Lula em Roma 3

A comitiva do presidente conta com os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), além de auxiliares. (g1)

Brasil fora do Mapa da Fome

Na audiência, Lula mencionou sua participação no Fórum Mundial da Alimentação da FAO, realizado em Roma, e ressaltou os resultados recentes do país no combate à fome. “Falei ao Papa sobre minha participação hoje no encontro da FAO e como em dois anos e meio tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome. E, agora, estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, afirmou.

Segurança alimentar

O percentual de famílias que vivem com insegurança alimentar grave caiu de 27,6% em 2023 para 24,2% no ano passado, com a saída de 2,2 milhões de lares dessa condição. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgados na sexta-feira pelo IBGE. Também aumentou a proporção de domicílios em segurança alimentar de 72,4% para 75,8% no mesmo período. Em que pese a fome ter diminuído, 18,9 milhões de famílias ainda enfrentam algum grau de insegurança alimentar, com Norte (37,7%) e Nordeste (34,8%) entre as regiões mais afetadas. (IBGE)

Hamas liberta reféns

Pouco mais de dois anos depois dos atentados de 7 de outubro de 2023, o grupo terrorista Hamas não mantém mais qualquer refém israelense na Faixa de Gaza, com a libertação nesta madrugada dos 20 cativos que ainda estavam vivos. Os corpos dos 28 israelenses que morreram no cativeiro devem ser entregues ainda nesta segunda-feira. Os reféns vivos foram entregues à Cruz Vermelha em dois grupos de sete e 13 pessoas e repassados às Forças Armadas de Israel. As primeiras imagens dos libertos conversando por celular com suas famílias emocionaram o país. Em contrapartida, 1.300 palestinos dever deixar nesta segunda-feira prisões israelenses, entre eles 250 militantes do Hamas na Cisjordânia, mas pelo menos sete destes devem ser deportados. A libertação dos reféns e o repatriamento dos corpos são resultado do acordo de cessar-fogo imposto pelo presidente dos Estados Unidos na semana passada e aprovado tanto pelo Hamas quanto pelo Knesset, Parlamento de Israel. (Times of Israel)

Trump em Israel

Ao mesmo tempo em que os reféns eram libertados, Trump desembarcou em Israel com uma recepção de herói nacional tanto por parte de autoridades quanto de manifestantes nas ruas. Ao chegar ao Knesset, onde discursou, o presidente escreveu uma mensagem no livro de visitas dizendo: “Esta é minha grande honra — um grande e belo dia. Um novo começo”. Ele também afirmou aos jornalistas que a guerra em Gaza estava “oficialmente encerrada”, uma posição que não é compartilhada pelo primeiro-ministro israelenses, Benjamin NetanyahuTrump segue hoje ainda para o Egito, onde participa de uma conferência de paz. (CNN)

A batalha para Netanyahu

A volta dos reféns e o provável fim da guerra na Faixa de Gaza dá início a uma nova batalha para Netanyahu: o controle da narrativa sobre os atentados de 7 de outubro, o conflito no território palestino e seu encerramento. Em luta permanente pela própria sobrevivência política, o premiê deve tentar se eximir da responsabilidade pelos ataques do Hamas e reivindicar vitória no conflito, mesmo com o plano e paz tendo sido obra (e pressão) de Trump. (Haaretz)

Jorge Messias favorito

Anunciada na quinta-feira, a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso antecipar uma aposentadoria abriu uma guerra pela vaga na Corte. A cúpula do Judiciário vê o advogado-geral da União, Jorge Messias, como favorito, por conta de sua proximidade com o presidente Lula. No Senado, onde a indicação tem de ser aprovada, porém, a preferência recai sobre o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Enquanto isso, setores da sociedade querem que Lula use a oportunidade para aumentar a representatividade no Supremo. O presidente da OAB-SP, Leonardo Sica, defendeu a indicação de uma mulher — desde a aposentadoria de Rosa Weber, em setembro de 2023, Cármen Lúcia é a única representante feminina no tribunal. (Folha)

Jorge Messias favorito 2

E os bolsonaristas já traçam estratégias para tentar barrar a eventual indicação de Messias, conta Malu Gaspar. Uma delas é bombardear as redes com o áudio em que a ex-presidente Dilma Rousseff dizia que “Bessias” iria levar a Lula sua nomeação para um ministério, a fim de evitar sua prisão. A medida foi barrada na época pelo ministro do STF Gilmar Mendes. (Globo)

 ECA Digital

O governo Lula dará na próxima semana o primeiro passo para definir como será feita a verificação de idade na internet, um dos pontos centrais do ECA Digital. A lei obriga plataformas a criarem mecanismos para proteger crianças e adolescentes, impedindo o acesso a conteúdo impróprio. O Ministério da Justiça vai abrir consulta pública com três métodos propostos: o uso de documento digital, carteira de identidade digital e provas de conhecimento zero, modelo criptográfico que confirma a idade sem revelar dados pessoais. A verificação etária será obrigatória em todos os serviços digitais, do YouTube ao OnlyFans, mas precisa respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados. (UOL)

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política do Brasil e do mundo.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político,  com informações do Canal Meio

Informações para a coluna:  rk@ademocracia.com.br

Leia a versão Rondônia:

Coluna Zona Franca

Compartilhe

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Colunas

Coluna Zona Franca

Lula em Roma O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como “excelente” a audiência com o papa Leão XIV, realizada nesta segunda-feira (13) no Vaticano. Ao...

PERSPECTIVAS FRUSTRANTES

Enquanto o preço do leite cai até R$ 0,50 por litro nas mãos do produtor, valores nas prateleiras seguem estáveis; cenário pressiona pequenos produtores,...

DESONRA À NOBEL

Quando o engenheiro sueco Alfred Nobel resolveu deixar seu legado, foi para tornar-se em prêmios à pessoas que contribuíram com feitos de grandeza em benefício...

Coluna Zona Franca Especial de Domingo

Barroso elogia governo Lula O ministro Luís Roberto Barroso deixará o STF semana que vem. Em entrevista à Folha de S.Paulo, Barroso passou à limpo sua trajetória na mais alta...

Mamãe, vende eu

“ – Mamãe, vende eu para a Dona Julita, porque lá tem comida gostosa”. Não se lê uma frase como essa impunemente. Por mais que a...