sexta-feira, janeiro 16, 2026
spot_img
spot_img

Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro

Prestes a completar 80 anos, presidente ironizou motociatas de seu antecessor e dedicou medalha simbólica a educadores.

O presidente Lula (PT) participou, na manhã deste domingo (28), da Corrida e Caminhada MEC 95 anos, realizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O evento reuniu cerca de 6 mil participantes e marcou as comemorações pelo aniversário do Ministério da Educação (MEC). Durante o percurso de 3 km, que fez ao lado da primeira-dama Janja Lula da Silva e de ministros de Estado, Lula aproveitou para alfinetar o ex-presidente Jair Bolsonaro ao destacar a importância da educação como instrumento de soberania nacional.

“Não tem motociata, não tem pornochanchada, tem caminhada. Caminhada de educadores”, ironizou Lula, em referência às motociatas promovidas por Bolsonaro durante seu governo. O presidente completará 80 anos em 27 de outubro.

 

Educação como soberania nacional

No discurso ao final do trajeto, o presidente reforçou a defesa da educação como fundamento da soberania brasileira:

“Nós temos consciência que é através da educação, da creche à universidade, da alfabetização ao curso de engenharia, que a gente vai tornar o Brasil soberano, para nunca mais ninguém dar palpite sobre o Brasil.”

A fala foi ecoada dias depois do pronunciamento de Lula na Assembleia Geral da ONU, quando também destacou a soberania nacional, e após uma breve conversa com o presidente norte-americano Donald Trump.

Medalha simbólica para educadores

Após completar a caminhada, Lula dedicou a medalha de participação a todos os profissionais da educação:

“São medalhas para todos os professores de todos os graus de ensino nessa República Federativa do Brasil. Professores e professoras, funcionários das escolas que trabalham dia e noite para que a gente possa sair do analfabetismo que a gente encontrou nesse país, com praticamente 68% da população com o ensino fundamental mal concluído.”

Ele acrescentou que a transformação do país não pode se limitar à área econômica: “A nossa revolução é muito grande. Ela não é só na comida, não é só no emprego, não é só no salário. Ela tem que ser na educação”.

Evento coletivo

A corrida e caminhada foi uma iniciativa dos próprios trabalhadores do MEC, que participaram de uma pesquisa interna para definir como desejavam comemorar o aniversário da pasta. Além do percurso de 3 km para caminhada, também houve provas de 5 km e 10 km para corredores amadores e paratletas.

Participaram do ato, além de Lula e Janja, os ministros Camilo Santana (Educação), Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Saúde), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). Também estiveram presentes o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e o presidente do PT, Edinho Silva, entre outras lideranças governistas.

Congresso em Foco

Compartilhe

Related Articles

- Advertisement -spot_img

Colunas

Emendas a ONGs ligadas a políticos somam R$ 105 milhões sob suspeita

Decisão de Flávio Dino no STF barra repasses e cita indícios de nepotismo e desvio de recursos públicos A decisão do ministro Flávio Dino, do...

Acessibilidade

  @viniciocarrilhomartinez Tem um livro de crônicas mais antigo que fala tudo que penso para iniciar um projeto novo, bacana, com pessoas do bem e sérias...

Ex-dirigente afastada após prints contra Lula pode voltar a ocupar diretoria

O objetivo dos conselheiros é esmiuçar os motivos que levaram à saída de Sabrina Góis da presidência e as justificativas para o novo aproveitamento...

Ensino de Ciências e pensamento crítico

Ester Dias da Silva Batista – Licenciada em Biologia/UFSCar Nas escolas, o ensino de Ciências é fundamental para a formação crítica e social dos estudantes,...

Perfis de fofoca nas redes promovem Tarcísio com pagamentos secretos

A revista Piauí de janeiro revela como perfis de fofoca e entretenimento nas redes sociais foram usados para promover o governo de Tarcísio de Freitas de...