segunda-feira, agosto 25, 2025
spot_img

Público elege Benedita da Silva entre melhores deputados da Câmara em 2025; veja lista

A votação popular do Prêmio Congresso em Foco 2025 mobilizou um público recorde e bateu a marca de 2,8 milhões de votos válidos.

A votação popular do Prêmio Congresso em Foco 2025 mobilizou um público recorde e bateu a marca de 2,8 milhões de votos válidos, o maior número já registrado desde a criação da premiação. O resultado consolida o prêmio como uma das maiores expressões de engajamento cívico do país.

Para se ter uma ideia da dimensão, se os participantes  formassem um colégio eleitoral, ocupariam a 15ª posição no ranking nacional, à frente de Estados como Piauí, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Alagoas. O total de votos superou inclusive o número de eleitores do Amazonas (2.749.346).

Na categoria “Melhores na Câmara pela Votação Popular”, em que eleitores de todo o país escolhem, pela internet, os parlamentares que mais se destacaram no exercício do mandato, a deputada Benedita da Silva (RJ) foi a representante da bancada do PT a figurar entre os dez nomes mais votados.

Na categoria Melhores na Câmara pela Votação Popular, foram escolhidos:

  • Benedita da Silva (PT-RJ)
  • Bia Kicis (PL-DF)
  • Duda Salabert (PDT-MG)
  • Erika Hilton (PSOL-SP)
  • Glauber Braga (PSOL-RJ)
  • Guilherme Boulos (PSOL-SP)
  • Luiza Erundina (PSOL-SP)
  • Nikolas Ferreira (PL-MG)
  • Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ)
  • Sâmia Bomfim (PSOL-SP)

PT no Senado

No Senado, o líder do Governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), foi eleito pelos jornalistas como um dos parlamentares “Mais Bem Avaliados”.

Pelo voto popular, Randolfe foi novamente reconhecido na categoria “Melhores do Senado”, ao lado do senador Fabiano Contarato (PT-ES).

A cerimônia de entrega aconteceu quarta-feira (20), no Teatro Nacional Claudio Santoro – Sala Martins Pena, em Brasília, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais do Congresso em Foco.

Benedita Sousa da Silva Sampaio (Rio de Janeiro, 26 de abril de 1942) é uma servidora pública, professora, auxiliar de enfermagem, assistente social e política brasileira filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi a 52.ª governadora do Rio de Janeiro e atualmente é deputada federal (2023-2027). É esposa do ator Antônio Pitanga e madrasta da atriz Camila Pitanga e do ator Rocco Pitanga.

Mandatos de Benedita da Silva (na Câmara dos Deputados):

Deputado(a) Federal – (Constituinte), 1987-1991, RJ, PT , Dt. Posse: 01/02/1987; Deputado(a) Federal – (Congresso Revisor), 1991-1995, RJ, PT , Dt. Posse: 01/02/1991; Deputado(a) Federal – 2011-2015, RJ, PT, Dt. Posse: 01/02/2011; Deputado(a) Federal – 2015-2019, RJ, PT, Dt. Posse: 01/02/2015; Deputado(a) Federal – 2019-2023, RJ, PT, Dt. Posse: 01/02/2019; Deputado(a) Federal – 2023-2027, RJ, PT, Dt. Posse: 01/02/2023.

Fontes: A Democracia e Congresso em Foco

 

Compartilhe

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Colunas

VÍDEOS Advogado Caetano Neto vai pedir cassação do deputado federal Fernando Máximo

Após repercussão da denúncia do site Intercept Brasil, o advogado de Rondônia, Caetano Neto, disse sábado, 23, durante um programa de TV, que vai...

PGR avalia neste segunda (25) defesa de Bolsonaro e pode pedir prisão imediata

A Procuradoria-Geral da República (PGR) tem até esta segunda-feira (25/8) para se manifestar no inquérito que envolve Jair Bolsonaro. A defesa do ex-presidente, protocolada...

Quaest: 55% apoiam prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

Bolsonaro está em prisão domiciliar desde 4 de agosto, após o ministro Alexandre de Moraes apontar descumprimento reiterado das medidas cautelares A pesquisa Genial/Quaest, divulgada...

A trama exposta: mensagens no celular de Bolsonaro revelam provas finais da ação da quadrilha para sancionar os brasileiros

As instituições brasileiras atravessam seu momento mais desafiador. A sociedade não pode mais tolerar ou minimizar crimes de tamanha magnitude As mensagens extraídas do celular...

Aprovado projeto do senador Marcos Rogério que acaba com poder de polícia da Funai

A Comissão de Direitos Humanos aprovou, na última quarta (20), projeto do senador Marcos Rogério (PL-RO) que susta o decreto do Executivo que regulamenta...