quinta-feira, outubro 30, 2025
spot_img

No fundo do poço, Ciro se alia a bolsonarista pai de golpista do 8/1 e ataca irmão Cid

O ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), se reuniu nesta terça-feira, 6, com lideranças bolsonaristas dos partidos PL, União Brasil e Progressistas e sinalizou a formação de uma aliança contra o PT nas eleições de 2026. Juntamente com o deputado estadual Alcides Fernandes (PL), Ciro indicou apoio ao nome do parlamentar como possível candidato ao Senado, destacando suas “qualidades” e o considerando “um homem decente, de fé”.

Apesar das especulações sobre sua candidatura ao governo do Estado, Ciro afastou essa possibilidade, dizendo: “Alguns amigos muito generosos lembram o meu nome, que não pretendo mais ser candidato a nada. À luz dessa salvação do Ceará, eu não posso me eximir de cumprir o papel. Não desejo ser candidato. O meu partido tem candidato que acha que está qualificado, que é o Roberto Cláudio.”

O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), é visto como uma opção forte para disputar o Palácio da Abolição contra o atual governador Elmano de Freitas (PT). No entanto, a relação de Ciro com Roberto Cláudio permanece tensa, pois ambos disputam a liderança do partido para a próxima eleição estadual.

Durante o encontro, Ciro destacou o apoio a Alcides Fernandes, nome do PL para o Senado, e criticou a chapa adversária, afirmando: “O PL apresenta como possível candidato ao Senado o Alcides, que tem todos os dotes, todas as qualificações. Do jeito que os nossos adversários estão organizando a chapa, lá não tem currículo, lá é folha corrida. Aparentemente, lá, a lista de candidatos até aqui que eu conheço é folha corrida. Então, o Alcides salta longe como homem decente, como uma pessoa nova na política, homem de fé, homem de testemunho.”

“Recebo com muita humildade tanto o apoio do nosso presidente Jair Bolsonaro como agora o apoio do Cirão, Cirão do Povo, um dos melhores governadores do Estado do Ceará. Recebi com muita alegria e vou procurar trabalhar pra fazer o possível pra mostrar para o quê eu realmente vim pra política”, respondeu o Alcides.

Pai do deputado federal André Fernandes (PL-CE), golpista investigado por envolvimento nos atos do 8 de janeiro, o pastor Alcides é “homem de fé”, segundo Ciro. Em 2023, o TRE-CE cassou seu mandato por fraude nas cotas de gênero das eleições de 2022.

Em relação ao irmão, o senador Cid Gomes (PSB), Ciro voltou a criticar a postura de Cid, que se alinhou ao governo de Elmano de Freitas e ao PT. Ciro declarou: “No pessoal, eu não tenho mais nenhuma mágoa. Deus tirou das minhas costas a dor lancinante de uma facada nas minhas costas. Entretanto, eu vejo, fria e geladamente, como uma pessoa preocupada com o que está acontecendo no Ceará, o senador Cid como conivente, como cúmplice, dessa tragédia que está acontecendo no Ceará.”

A divisão entre os irmãos se aprofundou após as eleições de 2022, com Cid se aproximando do governo federal e Ciro mantendo uma postura de oposição. Essa cisão se concretizou no início de 2024, quando Cid se filiou ao PSB, deixando o PDT e ampliando a divisão entre os “cidistas” e “ciristas”.

DCM

Compartilhe

Related Articles

- Advertisement -spot_img

Colunas

Educação e Sociedade: Sociologia Política da Educação

O leitor terá a seguir apresentação do mais recente livro de Vinício Carrilho Martinez, professor titular da Universidade Federal de São Carlos. Acessível no...

CPI do Crime Organizado será instalada na terça-feira, informa Davi

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, informou que a CPI do Crime Organizado será instalada na terça-feira (4). Segundo Davi, a decisão foi tomada...

Inteligência degenerativa

Por Vinício Carrilho Martinez Em algum momento da história, mais ou menos recente, surgiu uma espécie de teoria – um teorema, sem uma exata verificação...

Sobe para 134 o número de mortos em chacina policial no Rio

Os próprios moradores retiraram ao menos 50 corpos de uma região de mata O número de mortos na operação policial no Complexo da Penha, na...

Coluna Zona Franca

PEC da Segurança Dos mesmos diretores de "Obrigado Trump, pela reeleição de Lula", vem aí, "Obrigado Cláudio Castro, pela aprovação relâmpago da PEC da Segurança"....