sexta-feira, outubro 31, 2025
spot_img

Nunes e Boulos crescem e lideram, enquanto Marçal apresenta nova queda, diz pesquisa

Levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira (27) revela um empate técnico entre Ricardo Nunes (MDB), com 28% das intenções de voto, e Guilherme Boulos (PSOL), que registra 24,9%. Pablo Marçal (PRTB) aparece com 20,5%, empatando tecnicamente com o psolista no limite da margem de erro, que é de 2,6 pontos percentuais.

Tanto Nunes quanto Boulos oscilaram 1,2 ponto para cima, permanecendo dentro da margem de erro. Comparado com a pesquisa da semana passada, Nunes passou de 26,8% para 28%, enquanto Boulos variou de 23,7% para 24,9%.

Marçal teve uma oscilação de 0,5 ponto para baixo, mas ainda empata tecnicamente com Boulos. O candidato do PRTB caiu de 21% para 20,5% em relação ao levantamento anterior, indicando uma leve tendência de queda desde o início do mês. A diferença atual entre os dois é de 4,4 pontos percentuais, o que, considerando a margem de erro, configura um empate técnico.

A deputada federal Tabata Amaral (PSB) aparece com 7,3% das intenções de voto, enquanto o apresentador de TV José Luiz Datena (PSDB) tem 7,1%, também empatados tecnicamente.

Outros candidatos na disputa são Marina Helena (Novo) com 2,1%, Bebeto Haddad (DC) com 0,4%, João Pimenta (PCO) com 0,3%, Ricardo Senese (UP) com 0,3%, e Altino Prazeres (PSTU) com 0,2%. Indecisos representam 3,9%, e 4,9% dos eleitores paulistanos pretendem votar em branco ou nulo.

Levantamento do Paraná Pesquisas revela empate técnico entre Nunes e Boulos (PSOL); Pablo Marçal (PRTB) aparece em terceiro. Foto: Reprodução.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, onde os entrevistados apontam seu candidato preferido sem consultar uma lista oficial, Nunes foi mencionado por 19,7% dos eleitores, seguido por Boulos com 17,3% e Marçal com 15,7%. Tabata Amaral obteve 4,2%, Datena 3,3%, e Marina Helena 0,9%. Já Bebeto Haddad, João Pimenta e Ricardo Senese foram citados por 0,1% cada.

Cenários de segundo turno

Em um possível segundo turno entre Ricardo Nunes e Guilherme Boulos, o atual prefeito tem uma vantagem, com 51,6% das intenções de voto, contra 32,7% de Boulos. Indecisos somam 5,5%, e 10,2% dos eleitores optariam por votar em branco ou nulo.

Caso Nunes enfrente Marçal no segundo turno, sua vantagem é ainda maior, com 54,7% das intenções de voto contra 25,8% do ex-coach. Nesse cenário, 13,7% votariam em branco ou nulo, enquanto 5,8% não sabem em quem votariam.

Se o segundo turno for entre Boulos e Marçal, o deputado do PSOL tem uma ligeira vantagem, com 43,7% contra 36,6% do candidato do PRTB. Indecisos representam 5,8%, e 13,9% dos eleitores paulistanos declararam voto em branco ou nulo.

A Paraná Pesquisas ouviu 1.500 eleitores paulistanos entre os dias 23 e 26 de setembro. O índice de confiabilidade é de 95% e o levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-09331/2024.

Compartilhe

Related Articles

- Advertisement -spot_img

Colunas

Cúpula dos Povos: MAB reforça debate sobre transição energética justa e popular

O Movimento está inserido nos seis eixos de discussão da Cúpula, mas prioriza de forma especial o terceiro, que pauta a transição energética Uma das...

Coluna Zona Franca

(*) Roberto Kuppê A necropolítica E a direita bolsonarista, diante do fracasso das investidas contra o governo Lula nos Estados Unidos, adotou a matança indiscriminada de pessoas para subsidiar...

Necropolítica e luta de classes no Rio de Janeiro- O fim do Estado

   Vinício Carrilho Martinez  A chacina ou o massacre – como se queira chamar – levados a cabo pelas forças policiais do Rio de Janeiro, a...

Mãe espera há dois dias na porta do IML para ver corpo do filho, resgatado em região de mata no Complexo da Penha

No pátio do Instituto Médico-Legal (IML), no Centro do Rio, uma mãe segura firme a camisa preta que trouxe do Espírito Santo. É a...

Mortes começaram antes de operação em favelas no Rio, mostra documento

As forças de segurança do Rio de Janeiro sabiam que a operação policial realizada na terça (28) havia vazado horas antes de sua execução....