sábado, novembro 15, 2025
spot_img
spot_img

Datafolha – Efeito cadeirada: Boulos e Nunes comemoram; Marçal desaparece

O Datafolha divulgou nesta quinta-feira (19) nova rodada de pesquisa com a intenção de votos à prefeitura de São Paulo. Os dados mostram Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) tecnicamente empatados na primeira posição com 27% e 26%, respectivamente. Já o influenciador Pablo Marçal aparece atrás com 19%.

Além de estar atrás de Boulos e Nunes, outro dado deve preocupar Pablo Marçal: sua rejeição, que estourou e agora está em 47%, o que, na prática, torna a candidatura do influenciador impraticável, caso ele vá ao segundo turno.

Após a divulgação da pesquisa, Ricardo Nunes e Guilherme Boulos comemoraram os números. Já Pablo Marçal desapareceu e apenas publicou alguns vídeos onde aparece dando entrevistas e repetindo os mesmos ataques de sempre contra seus oponentes.

O sumiço de Marçal também se deve aos dados revelados pela Quaest na quarta-feira (18): Nunes aparece com 24%, Boulos com 23% e Marçal com 20%, um recuo de três pontos em relação à pesquisa anterior do instituto.

Ainda restam quinze dias para o primeiro turno das eleições de 2024, e o cenário pode mudar até lá, mas, neste momento, o panorama é desfavorável para Marçal, pois mostra uma crescente rejeição, recuperação de Nunes entre os bolsonaristas e a consolidação de Guilherme Boulos.

O influenciador prometeu mudar a estratégia de campanha e partir para cima de Ricardo Nunes, pois, para Marçal chegar ao segundo turno, ele precisa tirar votos do candidato do MDB. A conferir.

Datafolha mostra disputa acirrada entre Nunes e Marçal por voto bolsonarista

Levantamento Datafolha desta quinta-feira (19) mostra que a disputa pela prefeitura de São Paulo segue empatada entre Ricardo Nunes (27%) e Guilherme Boulos (26%). O influenciador Pablo Marçal aparece na terceira posição com 19%.

A pesquisa do Datafolha também traz o dado de transferência de votos dos padrinhos políticos e, neste setor, Nunes e Marçal têm uma disputa acirrada, com recuperação do prefeito da capital paulista.

No levantamento desta quinta, Pablo Marçal tem 41% dos votos dos eleitores de Jair Bolsonaro, e Ricardo Nunes tem 40%. Esse dado é positivo para o prefeito, pois na rodada anterior ele tinha 39% e o influenciador, 42%, ou seja, ele está recuperando o voto daqueles que apoiam o ex-presidente.

Essa recuperação de Ricardo Nunes entre os bolsonaristas está ligada a alguns fatores: participação em programas bolsonaristas, ida ao ato do 7 de Setembro e a defesa pública de pautas como o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e a contrariedade à obrigatoriedade da vacinação contra a Covid, uma pauta cara aos bolsonaristas.

Já no campo da esquerda, Guilherme Boulos lidera entre aqueles que apoiam o presidente Lula: 48%. Boulos também herda votos daqueles que votaram em Fernando Haddad para governador, em 2022: 53%.

Datafolha: Empate com Nunes 1 ponto à frente de Boulos; cadeirada engessa Marçal

A nova pesquisa Datafolha sobre a corrida pela Prefeitura de São Paulo, divulgada na tarde desta quinta-feira (19), mostra que a briga pela primeira colocação segue firme e forte entre o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). Já o coach Pablo Marçal (PRTB), alvo de uma cadeirada desferida pelo jornalista e candidato José Luiz Datena (PSDB) no último domingo (15), que monopolizou a pauta eleitoral em todo o país, ficou engessado e cada vez mais distante do primeiro pelotão.

De acordo com os números do Datafolha, Nunes tem 27% das intenções de voto, seguido muito de perto por Boulos, que obteve 26%. Já bem mais atrás, com os mesmos 19% da preferência do eleitorado da semana passada, vem Marçal, aparentemente fustigado pelo bizarro episódio que só teve vez por conta da insistência infantil e insuportável do ex-integrante de uma quadrilha de fraude a bancos em ficar provocando de maneira insultuosa quase todos os adversários.

Na quarta colocação aparece a deputada federal Tabata Amaral (PSB), com 8% da preferência dos entrevistados, um pouco à frente de Datena, com 6%. Depois, em sexto lugar, está Marina Helena (Novo), com 3% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 6%, ao passo que os que não souberam ou não quiseram responder totalizaram 3%.

Com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, segundo seus realizadores, a pesquisa Datafolha ouviu 1.204 eleitores em vários pontos da capital paulistas, entre terça (17) e esta quinta-feira (19). O registro da sondagem na Justiça Eleitoral é o SP-03842/2024.

Revista Fórum

Compartilhe

Related Articles

- Advertisement -spot_img

Colunas

The Fake Judge, Falso Juiz

A RKTV.COM.BR está exibindo o documentário "The fake judge", uma versão fantasiosa bem ao gosto de bolsonaristas. A História de uma Nação nas Mãos...

Efeito Lula: desemprego chega a 5,6%, menor patamar da história

A taxa de desocupação no Brasil registrou 5,6% no terceiro trimestre de 2025, o menor índice desde o início da série histórica em 2012....

Oruam ironiza foto de Júlia Zanatta com armas: “Se eu postar é apologia ao crime”

O rapper Oruam reagiu nesta quinta-feira (13) a uma foto divulgada pela deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC). Na imagem, a parlamentar aparece sentada em...

Soberania(s)

Vinício Carrilho Martinez Soberano é quem decide sobre o Estado de Exceção Permanente Carl Schmitt A essência da soberania é a luta por autoconservação do Estado   Para um...

Direitos no INSS que todo diabético deveria conhecer

Descubra quais são os direitos dos diabéticos no INSS em 2025, quem tem direito ao auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou BPC/LOAS, e como solicitar...