Coluna Zona Franca

Eleições 2026

Sim, caros leitores. O processo sucessório de 2026 já começou. O sistema (mercado) já escolheu os seus candidatos, inclusive o vice. Tratam-se de Tarcísio de Freitas (Republicanos ) e o atual presidente do Banco Central,  Roberto Campos Neto (PL). Isso não é ruim para Lula, nem pro PT. É ruim para o Brasil e para o povo brasileiro.  Embora o terceiro governo do presidente Lula já tenha acelerado o crescimento econômico, trazido o Brasil de volta à posição de oitava economia do mundo, reduzido o risco-Brasil, reduzido o desemprego, ampliado a renda dos brasileiros, atraído grandes investimentos e controlado a inflação, o jornal O Globo, da família Marinho, publica editorial nesta quarta-feira para dizer que o presidente “demonstra desorientação na economia”. O jornal também exalta Roberto Campos Neto, que mantém desnecessariamente uma das maiores taxas de juros do mundo, que transfere renda da sociedade brasileira para os mais ricos, e defende que o governo Lula ataque os aposentados e a população mais pobres, com um ajuste fiscal neoliberal.

Eleições 2026-2

“Os termos do ajuste ainda não estão claros, mas as prioridades deveriam ser duas: 1) desvincular das receitas os pisos de gastos em Saúde e Educação; 2) desvincular do salário mínimo os benefícios previdenciários. Ao contrário do que dizem os críticos, não se trata de corte ou congelamento, apenas de calibrar o ritmo de crescimento das despesas para que, paulatinamente, caibam no Orçamento. Outras ideias oportunas são a redução das emendas parlamentares e uma reforma administrativa que melhore a gestão e diminua o peso das despesas com pessoal”, escreve o editorialista.

Eleições 2026-3

Campos Neto, bolsonarista, tem interesse no enfraquecimento do governo Lula. Estimula as especulações contra a economia. Vive fazendo previsões alarmistas e sombrias, apesar do crescimento econômico, trazido o Brasil de volta à posição de oitava economia do mundo, reduzido o risco-Brasil, reduzido o desemprego, ampliado a renda dos brasileiros, atraído grandes investimentos e controlado a inflação.

Eleições 2026-4

O presidente Lula e o PT já deixaram claro que o ajuste não será feito no lombo dos mais pobres – o que desagrada a família Marinho. “As reações de partidários do governo são preocupantes. O PT divulgou comunicado em tom conspiratório, afirmando, contra todas as evidências e contra atos da própria equipe econômica, que inexiste crise fiscal. Nada mais distante da realidade. Lula tem o dever de transmitir sinais firmes de compromisso com o controle de gastos, do contrário a crise só se agravará”, aponta o editorialista. Fonte: Brasil 247.

Copom taxa Selic

A pressão do presidente Lula pela queda dos juros na véspera da decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) aumentou a expectativa do mercado financeiro sobre o placar dos votos do colegiado do Banco Central. A principal aposta dos neoliberais continua sendo a de que o colegiado decidirá hoje, quarta, de forma unânime pela manutenção da taxa básica de juros (Selic) no atual patamar de 10,5% ao ano. Mas a possibilidade de novo racha no grupo ganhou força depois das declarações de Lula contra Roberto Campos Neto, informa o Painel da Folha de S.Paulo.

Lindbergh Farias

Lindbergh Farias O Brasil tem cerca de US$ 355 bilhões em reservas cambiais. Essas reservas, que foram construídas nos governos do PT, eliminaram o histórico problema da dívida externa brasileira e nos livraram do fardo dos ajustes do FMI. Lembram? Além disso, elas podem servir também para equilibrar o câmbio e para evitar ataques especulativos contra nossa moeda. O Banco Central tem atribuição para executar a política cambial, podendo atuar diretamente no mercado, comprando e vendendo moeda estrangeira e fazendo swap cambial, com o objetivo de conter movimentos desordenados e especulativos da taxa de câmbio. Ora, o dólar está subindo muito agora, de modo especulativo, sem que o BC faça nada. Por Lindbergh Farias, no X.

Pode piorar

Imagina como. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado debateu nesta terça-feira (18/6) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 65/2023) que transforma o Banco Central (BC) em empresa pública com autonomia financeira e orçamentária, sob supervisão do Congresso Nacional. Na prática, isso aprofundaria a autonomia do órgão e o deixaria quase como um Poder separado. Atualmente, o BC é uma autarquia de natureza especial, responsável por executar as políticas definidas pelo Conselho Monetário Nacional. A tentativa de mudança na atuação do BC surge pouco tempo após a entrada em vigor da Lei Complementar 179/2021 que garantiu a autonomia operacional ao órgão, e em um cenário no qual o comportamento do atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, tem sido criticado por sua gestão da política de juros no país e pela sua aproximação com grupos de oposição ao governo Lula. “Essa PEC é um primeiro passo para a possibilidade de voltarmos a um quadro de fragmentação fiscal”, advertiu o economista André Lara Resende, no debate.

Paulo Betti disse tudo

A crítica postada pelo ator Paulo Betti, numa rede social, reflete a verdade sobre alguns bolsominions que ainda não tiraram o véu da viuvez e ainda adoram o “mito” mesmo com todos os escândalos de um desgoverno sem precedente no Brasil. “Os bolsominions não são idiotas, idiotas são ineficazes. Eles são mau-caráter. Mentem , não têm ética nem moral, mas são eficazes!”. Paulo Betti

Proteção da mulher

O presidente Lula sancionou,  na segunda-feira (17), o Projeto de Lei 501/2019, que dispõe sobre a elaboração e a implementação de plano de metas para o enfrentamento integrado da violência contra a mulher, além de criar também a Rede Estadual de Enfrentamento da Violência contra a Mulher e a Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.  A iniciativa vai reunir União, estados, municípios e o Distrito Federal em uma grande ação nacional para construção e implementação de medidas que buscam proteger a mulher vítima de violência doméstica e familiar.

Proteção da mulher 2

Para isso, o texto do PL prevê que a Rede Estadual de Enfrentamento da Violência contra a Mulher e a Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência serão compostas pelos órgãos públicos de segurança, de saúde, de justiça, de assistência social, de educação e de direitos humanos e por organizações da sociedade civil. Além disso, somente terão acesso aos recursos federais relacionados à segurança pública e aos direitos humanos os entes federativos que apresentarem regularmente seus planos de metas para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Google e YouTube

 The Google logo is pictured at the entrance to the Google offices in LondonJustiça manda Google retirar postagens policiais que disseminam ódio. Medida liminar atinge conteúdos específicos de canais no YouTube. As postagens veiculadas por policiais que disseminam discursos de ódio em programas de podcast e videocast no YouTube estão suspensas por determinação da Justiça Federal. A decisão atendeu parcialmente a pedidos do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública da União (DPU). A medida liminar atinge conteúdos específicos dos canais CopcastFala GlauberCafé com a Polícia e Danilsosnider.

Google e YouTube 2

De acordo com a ação, as postagens configuram também abusos no direito à liberdade de expressão. Ao decidir pela suspensão, e não exclusão definitiva, dos conteúdos, a Justiça quer assegurar a tutela de direitos humanos sem comprometer a liberdade de expressão e a atividade econômica dos réus, mantendo a reversibilidade da decisão até o julgamento final. O procurador regional dos Direitos do Cidadão adjunto do MPF no Rio de Janeiro, Julio Araujo, classificou a medida como fundamental para combater esse tipo de postagem. “O estímulo à violência policial contido nesses vídeos estigmatiza a população negra, pobre e periférica, merecendo resposta do Estado e atuação da empresa que hospeda os canais”, avaliou.

Google e YouTube 3

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro também foi notificada para prestar informações sobre os procedimentos adotados para efetivar os termos da Instrução Normativa nº 0234/2023 (sobre o controle de postagens em redes sociais). O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro foi oficiado para que, no prazo de 15 dias, manifeste se tem interesse em compor o polo ativo da ação civil pública.

Chico Buarque 80 anos

Chico Buarque chega aos oitenta anos hoje, 19, e isso é motivo para parabenizá-lo. Mais ainda, é momento de nos felicitarmos e agradecer pela dádiva de sermos contemporâneos de um dos maiores e mais importantes artistas que esse país já gestou. Na sua inequívoca ausência de soberba, Chico Buarque “anda para frente arrastando a tradição” se renovando a cada nova canção, a cada novo livro. Como Mário de Andrade, Buarque (como diz Maria Bethânia), também é trezentos, trezentos e cinquenta ou até mais.

Chico Buarque 80 anos 2

A poesia e a prosa buarqueanas seriam outras se Chico não fosse o homem político que é, ou seja, um artista/homem em consonância com seu tempo. Estar sempre do lado certo da história o tornou muitas vezes o inimigo número um de determinados meios de comunicação, de políticos extremistas e idiotas em geral. Mas Chico nunca recuou, ao contrário, sempre avançou e se impôs enquanto artista e cidadão, pois bem sabe ele que “o artista que não consegue tomar partido deve se calar”. E assim, “Chico abraça a verdade, com dignidade contra a opressão” e segue “buarqueando com muito axé”, enquanto a mediocridade come poeira. Que se danem os liliputianos! “Eis o poeta feito de povo, que chega aos oitenta anos. Vida longa a Chico Buarque de Holanda e que ele nunca desista de nos resgatar”, diz Carlos Carvalho. (Brasil 247).

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

A coluna é diária e conta com informações do G1, Globo, R7, CNN, Folha de S. Paulo, Brasil 247, DCM, Brasil de Fato, dentre outros.

Informações para a coluna:  rkuppe@gmail.com

Compartilhe
Compartilhe

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *