quinta-feira, outubro 23, 2025
spot_img

Coluna Zona Franca

Roberto Kuppê (*)

Lula vai disputar quarto mandato

Não que ainda houvesse muita dúvida. Mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, em viagem à Indonésia, que vai tentar a reeleição em 2026 e disputar seu quarto mandato. A declaração foi feita durante discurso realizado em Jacarta. “Eu vou disputar um quarto mandato no Brasil. Então, estou lhe dizendo que ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas estou preparado para disputar outras eleições”, disse Lula ao colega Prabowo Subianto. Mais adiante, ao falar da possibilidade de ser reeleito, Lula afirmou que, em um eventual novo mandato, não vai ser “o presidente da República que está pensando na sua reeleição, vou ser o presidente que vai estar pensando em governar o país por quatro anos e deixá-lo tinindo, tinindo”.  “Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, disse Lula.

Lula vai disputar quarto mandato 2

A viagem de Lula à Ásia tem como próxima parada Kuala Lumpur, na Malásia, para participar da cúpula da Asean, a Associação das Nações do Sudeste Asiático, onde está previsto que ele se encontre com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no domingo. (Folha)

Ministro rondoniense

E Rondônia poderá ter seu primeiro ministro do STF, genuinamente nascido no estado. Com o adiamento da indicação de Jorge Messias, cresce a possibilidade do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ser o escolhido por Lula quando retornar da Ásia. A indicação de Pacheco que nasceu em Porto Velho, seria um pedido do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Pacheco é também forte candidato ao governo de Minas Gerais.

Extradição de Carla Zambelli

Enquanto isso, dois ícones do bolsonarismo tiveram uma quarta-feira de emoções opostas. O Ministério Público da Itália deu aval ao pedido de extradição para o Brasil da deputada Carla Zambelli (PL-SP), presa em Roma desde julho. A parlamentar, que tem dupla cidadania, fugiu para a Itália após ser condenada no Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão por ter ordenado um ataque hacker aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em agosto, ela sofreu uma nova condenação na Corte, a cinco anos e três meses por porte ilegal de arma de fogo. A defesa de Zambelli minimizou o parecer da procuradoria italiana dizendo ser esse o “papel do Ministério Público” e reclamou por não ter acesso a esses documentos. A decisão final sobre a extradição será tomada pelo Ministério da Justiça da Itália. (UOL)

Cassação arquivada 

Já Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado que está desde fevereiro nos EUA articulando por sanções ao Brasil, viu o Conselho de Ética da Câmara decidir, por 11 votos a 7, arquivar uma ação movida pelo PT que poderia levar a sua cassação. Segundo o relator do caso, deputado Delegado Marcelo Freitas (União Brasil-MG), “é legítimo que qualquer parlamentar possa se manifestar em território nacional ou estrangeiro”. Já o líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), disse que vai recorrer ao Plenário. (CNN Brasil)

Pedido atendido 

Pode ser uma imagem de ‎texto que diz "‎ENQUANTO ISSO NA PRIMEIRA TURMA.. MINISTRO FUX, VOSSA EXCELÊNCIA ESTÁ DIFERENTE só MUDEI o PENTEADO, MINISTRO DINO SHuan صرر‎"‎O pedido de Fux para migrar da Primeira para a Segunda Turma foi atendido pelo presidente Edson Fachin e envolve um movimento que agrada aos bolsonaristas mais que seu voto vencido para absolver o ex-presidente, conta Andreia Sadi. Fux é relator do recurso de Jair Bolsonaro contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornou inelegível por abuso de poder. Caso leve o processo consigo para a Segunda Turma, é mais provável que consiga maioria para atender ao pedido, já que dois dos outros quatro integrantes do colegiado, os ministros Nunes Marques e André Mendonça, foram indicação de Bolsonaro. (g1)

Pedido atendido  2

Mesmo com possível rearranjo interno, ministros avaliam que, em temas sensíveis, o plenário continuará a concentrar decisões de maior impacto, contexto em que o grupo alinhado a Moraes mantém vantagem numérica.

Política em prisão domiciliar

Ao contrário do que andam falando, Bolsonaro não está “morrendo aos poucos”. Depois de o STF publicar o acórdão do julgamento que o condenou por tentar dar um golpe de Estado e enquanto aguarda os últimos passos do processo, Bolsonaro segue fazendo política em prisão domiciliar. Sua obsessão é formar, nas eleições do ano que vem, uma maioria de aliados no Senado, onde se decide o eventual impeachment de ministros do Supremo. (Estadão)

Projeto AntiFacção

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, apresentou o Projeto AntiFacção, pacote do governo federal de combate ao crime organizado para lidar diretamente com organizações como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV). Entre as alterações na legislação atual, o projeto cria uma modalidade qualificada do crime de envolvimento com facções, facilita a ação contra empresas usadas pelo crime e regula a gravação de conversas entre criminosos e seus advogados na prisão. As penas para todas as atividades ligadas a facções, do simples pertencimento aos homicídios encomendados, são aumentadas. E as autoridades poderão infiltrar policiais e colaboradores dentro das quadrilhas. O texto está em análise pela Casa Civil que o encaminhará ao Congresso. (g1)

                         Deus, Pátria e Família

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto que diz "A mulher da foto é Cíntia Chagas: bolsonarista e conservadora. o homem é seu marido, Deputado bolsonarista Lucas Bove do PL/SP. Ela é influenciadora e prega que mulheres devem ser submissas ao marido. Ela se manifestava totalmente contra a Lei Maria da Penha. Agora levou uma surra do marido e recorreu a quê? À Lei Maria da Penha. A vida é irônica, né? @tania.soaresd"Casada com o deputado estadual ultra bolsonarista Lucas Bove (PL-SP), a influenciadora de direita Cíntia Chagas foi vítima de violência doméstica, separou-se e seguiu nas redes com sua pregação conservadora. Provocada por Mariliz Pereira Jorge, ela reconheceu no feminismo que tanto combatia a origem das leis que a protegeram. E ainda participou de uma conversa aberta com a futura candidata ao Senado pelo Rio Grande do Sul Manuela D’Ávila.  (Meio)

Trump X Putin

Depois de impor um acordo de paz ainda incerto a Israel e ao Hamas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, direciona agora sua atenção à Rússia, e ele não está feliz. Nesta quarta-feira, Trump cancelou o encontro que teria com Vladimir Putin para tratar da guerra na Ucrânia e disse que “está na hora” de impor novas sanções a Moscou. Dias atrás, após uma longa conversa telefônica, Trump pretendia se encontrar com Putin em Budapeste, na Hungria, mas depois se irritou com o ritmo lento das negociações de paz. “Cada vez que falo com Putin, temos uma ótima conversa, mas depois não se vai a lugar algum”, reclamou. (CNN)

5 mil mísseis

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que seu país tem 5 mil mísseis antiaéreos portáteis de fabricação russa para se defender do que chamou de ameaça militar dos EUA, que enviaram ao Mar do Caribe navios de guerra, submarinos, milhares de militares e aeronaves — incluindo helicópteros parte dos Night Stalkers, grupo de elite que atuou na morte de Bin Laden. Desde 2 de setembro, as forças norte-americanas estão bombardeando barcos que classificam como “narcoterroristas”. (g1)

5 mil mísseis 2

Forças dos EUA destruíram a oitava embarcação que supostamente transportaria drogas para o país. Diferentemente dos ataques anteriores, que aconteceram no Caribe, o barco foi atingido no Oceano Pacífico. De acordo com o secretário de Defesa (rebatizado “de Guerra”), Pete Hegseth, duas pessoas morreram, elevando para 34 o número de vítimas fatais da política de ataque a navios de supostos traficantes. (AP)

António Guterres

A meta de limitar o aquecimento global a 1,5°C em relação à era pré-industrial (1850-1900) nos próximos anos não será alcançada. Foi o que disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, em uma reunião na Organização Meteorológica Mundial (OMM), em Genebra, na Suíça, um mês antes da COP30, em Belém do Pará. Com a permanência do alto consumo de petróleo, gás e carvão globalmente, muitos climatologistas admitem que esse limite, estabelecido no Acordo de Paris, será atingido antes do final da década. De acordo com o observatório europeu Copernicus, a temperatura média do planeta já é 1,4°C mais alta do que na era pré-industrial. (g1)

                                      Ninho da morte

Brasília (DF), 22/10/2025 - Dez adolescentes mortos no incêndio do Ninho do Urubu, sede do time do Flamengo. Arte/Agência BrasilO Ministério Público do Rio de Janeiro vai recorrer da decisão do Tribunal de Justiça de absolver sete réus envolvidos no incêndio no Ninho do Urubu, que matou dez jovens e deixou outros três feridos em 2019. Entre os réus acusados de incêndio culposo e lesão grave estão Márcio Garotti, ex-diretor financeiro do Flamengo; Marcelo Maia de Sá, ex-diretor adjunto de patrimônio; e Edson Colman, sócio da empresa que cuidava da manutenção de aparelhos de ar-condicionado, onde o fogo começou. Na época, 26 adolescentes dormiam em contêineres dentro do centro de treinamento do Flamengo, quando ocorreu a tragédia. (CNN Brasil)

 Transporte e hospedagem

Nenhuma descrição de foto disponível.

O Ministério da Saúde anunciou o repasse de R$ 156 milhões anuais para ampliar o acesso à radioterapia para pacientes do SUS que precisam se deslocar para o tratamento. A pasta estima que 704 mil novos diagnósticos de câncer são identificados por ano, com a radioterapia sendo indicada em 60% dos casos. Além dos atendimentos, o recurso vai custear transporte e hospedagem de pacientes que chegam a percorrer 144,6 km, em média, para o tratamento. (Folha)

Breakfast

 

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política do Brasil e do mundo.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político,  com informações do Canal Meio

Informações para a coluna:  rk@ademocracia.com.br

Leia a versão Rondônia:

Coluna Zona Franca

Compartilhe

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Colunas

Flávio Bolsonaro pede ataque dos Estados Unidos ao Brasil

O senador defendeu o envio de embarcações norte-americanas ao Rio de Janeiro com o suposto objetivo de combater o tráfico de drogas O senador Flávio...

Coluna Zona Franca

Roberto Kuppê (*) Lula vai disputar quarto mandato Não que ainda houvesse muita dúvida. Mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, em viagem à Indonésia,...

Coluna Zona Franca

Contagem regressiva O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou oficialmente a decisão que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por envolvimento na tentativa...

Lógica reversa da liberdade absoluta

Vinício Carrilho Martinez Esse pequeno texto é uma tentativa de diálogo com o liberalismo de baixa reflexão ou com o inconsequente neoliberalismo em que as...

“O Brasil do futuro será melhor que o Brasil do presente”, diz Lula

O presidente anunciou a destinação de R$ 108 milhões para apoiar até 500 cursinhos populares em todo o país Em um encontro marcado por discursos...