O Departamento de Estado dos Estados Unidos divulgou, nesta quinta-feira (16), um comunicado destacando as conversas “muito positivas” e o “caminho de trabalho para o avanço” nas relações Brasília-Washington.
A declaração foi publicada pelo governo do presidente dos EUA, Donald Trump, após o encontro, nesta quinta-feira, do chanceler Mauro Vieira com o secretário de Estado daquele país, Marco Rubio, na Casa Branca, em Washington, D.C., EUA.
“Hoje, o Secretário de Estado Marco Rubio e o Representante de Comércio dos Estados Unidos Jamieson Greer se reuniram com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e tiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento. O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro das Relações Exteriores Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, estabelecendo um caminho de trabalho para o avanço. Ambas as partes também concordaram em trabalhar juntas para agendar uma reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula na primeira oportunidade possível”, diz a “Declaração Conjunta do Secretário de Estado Marco Rubio, Representante de Comércio dos Estados Unidos Jamieson Greer e Ministro das Relações Exteriores do Brasil Mauro Vieira”.
Mais cedo, Vieira confirmou a jornalistas que as equipes técnicas devem começar a negociar “em breve” medidas para tentar reverter as tarifas unilaterais de 50% aplicadas por Washington desde agosto contra produtos nacionais.
Do Brasil 247