quarta-feira, julho 23, 2025
spot_img

Coluna Zona Franca

(*) Roberto Kuppê

 Democracia corre risco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou a onda recente de extremismo na política com o período de ascensão do Partido Nazista na Alemanha, na década de 1930 do século passado. A declaração foi dada a jornalistas, na tarde desta segunda-feira, 21, em Santiago, no Chile, onde Lula participou da reunião de alto nível sobre a defesa da democracia, organizada pelo presidente chileno Gabriel Boric.

 Democracia corre risco 2

“Por que que nós estamos fazendo esse movimento? Porque a democracia corre risco com o extremismo como ocorreu na fundação do Partido Nazista, com a questão da ascensão do [Adolf] Hitler. O que nós queremos é democracia, não importa que seja de direita, que seja de esquerda, que seja de centro. O que nós queremos é o exercício da democracia, com tolerância, com respeito à diversidade, com respeito ao pensamento ideológico, com respeito à cultura de cada país, a cada religião. É isso que eu quero para o Brasil“, disse Lula.

 Democracia corre risco 3

Também participaram do evento Democracia Sempre os líderes da Colômbia, Gustavo Petro; da Espanha, Pedro Sánchez; e do Uruguai, Yamandú Orsi. Na sequência da reunião reservada entre os líderes, eles se encontraram com representantes da sociedade civil, do meio acadêmico e de grupos de reflexão sobre políticas públicas. As discussões envolvem três temas: defesa da democracia e do multilateralismo; combate às desigualdades; e tecnologias digitais e o enfrentamento à desinformação. Para Lula, é preciso ações concretas e urgentes diante do agravamento da ofensiva antidemocrática no mundo. Após o encontro entre os presidentes, eles divulgaram uma declaração conjunta com compromissos e consensos em defesa da democracia.  (Revista Cenarium)

Moraes ameaça prender Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, deu 24 horas para os advogados de Jair Bolsonaro explicarem os descumprimentos da medida cautelar que proíbe o ex-presidente de usar as redes sociais, direta ou indiretamente. No início da tarde de segunda-feira, Bolsonaro foi ao Congresso para se encontrar com parlamentares aliados. Após a reunião, ele posou com a tornozeleira eletrônica e fez um breve discurso, que foi retransmitido pelas redes sociais. De acordo com Moraes, se não houver uma justificativa plausível para o que considera uma violação de sua decisão, Bolsonaro pode ser preso. (g1)

Moraes ameaça prender Bolsonaro 2

Mais cedo, Moraes proibiu a veiculação de entrevistas concedidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em qualquer rede social. O ministro, que já havia determinado na sexta-feira a proibição de Bolsonaro de acessar as redes, afirmou que a divulgação de entrevistas pode “configurar uma burla à proibição do uso de redes sociais, sob o risco de decretação de prisão de Bolsonaro“. A defesa do ex-presidente declarou que vai entrar com um recurso no STF pedindo esclarecimentos sobre a decisão. Nesta segunda-feira, a Polícia Federal informou ter concluído a perícia no pendrive encontrado no banheiro de Bolsonaro e que o dispositivo não continha informação relevante. (Folha)

Fux votou pró Bolsonaro e garantiu os ingressos para a Disney. Ele manifestou divergência em relação à decisão da Primeira Turma da Corte que impôs medidas cautelares severas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), incluindo a utilização de tornozeleira eletrônica.

Estadão detona Tarcísio

Tarcísio de FreitasO jornal O Estado de S. Paulo publicou um editorial contundente contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, acusando-o de ecoar o discurso da “delinquência bolsonarista” ao questionar a legitimidade do processo eleitoral brasileiro. A publicação condena a postura de Tarcísio, que tem defendido Jair Bolsonaro mesmo diante das acusações criminais que podem torná-lo inelegível em 2026. O Estadão relembra que, em 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi impedido de disputar as eleições quando liderava as pesquisas, situação que gerou críticas da presidente do PT à época, Gleisi Hoffmann, que declarou: “O que estamos denunciando é que o impedimento de Lula (de concorrer à Presidência em 2018) seria uma fraude nas eleições”. Hoje, observa o jornal, o mesmo discurso é repetido por bolsonaristas, mesmo em situações distintas. Em recente manifestação, Tarcísio afirmou: “Não haverá paz social sem paz política, sem visão de longo prazo, sem eleições livres, justas e competitivas”. A insinuação, segundo o Estadão, é inequívoca: eleições sem Bolsonaro não seriam legítimas. (Brasil 247)

Extrema direita

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "só DEUS PODE ME JULGAR... GADLERA- KA ERA- GA VERMELHA PODE MANDAR PRENDER!"O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, saiu em defesa de Bolsonaro nas redes sociais. O político de extrema direita pediu que o ex-presidente brasileiro “continue lutando”. Segundo ele, o STF colocou uma tornozeleira em um homem, mas jamais poderá fazer o mesmo com o desejo de uma nação. (CNN Brasil)

Extrema direita 2

Vale lembrar que, com medo de ser preso, Bolsonaro passou dois dias na Embaixada da Hungria, entre os dias 12 e 14 de fevereiro de 2024, após ter tido seu passaporte apreendido pela Polícia Federal.

Nova estratégia

Ontem pela manhã, Bolsonaro conversou com diferentes jornalistas e deu a entender que sua nova estratégia será se distanciar do tarifaço imposto ao Brasil por Donald Trump. Em conversa com a jornalista Andréia Sadi, da TV Globo, Bolsonaro afirmou que as tarifas são “lá do governo Trump. Não tem nada a ver com a gente. Querem colar na gente os 50%. Mentira”, disse ele em entrevista por videoconferência. Bolsonaro ainda declarou que seu filho, Eduardo Bolsonaro, não tem condições de negociar com Trump por não poder falar pelo governo brasileiro. (g1)

Contas bancárias bloqueadas

À tarde, Eduardo Bolsonaro revelou que suas contas bancárias haviam sido bloqueadas por determinação de Alexandre de Moraes. Segundo ele, nesta segunda-feira não conseguiu realizar ao menos duas transações via Pix, o mesmo meio que seu pai, Jair Bolsonaro, usou para enviar cerca de R$ 2 milhões para auxiliá-lo nos Estados Unidos. “Estou preparado para seguir adiante mesmo sob condições difíceis”, afirmou o deputado. (Metrópoles)

Trump ditador

E Eduardo Bolsonaro chamou Trump de ditador. Pelo menos foi isso que disse em relação ao Alexandre de Moraes, quando este bloqueou as contas dele: “Esse bloqueio já era esperado. É um passo natural de ditadura. Tentativa de asfixia financeira como forma de chantagem”. Trump tem chantageado o Brasil ao impor taxação de 50%. O bom dos bolsonaristas é que inteligência não é o forte deles.

Informação privilegiada

Moraes também abriu uma investigação para apurar se houve uso de informação privilegiada no mercado antes do anúncio do tarifaço imposto por Trump, no dia 9 de julho. A Advocacia-Geral da União se manifestou ao STF com reportagens que indicam um movimento atípico no mercado de câmbio antes do anúncio. As matérias apontam suspeitas de que alguns investidores pareciam saber antecipadamente das medidas do presidente americano. (Globo)

Lula no Chile

No Chile, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu o engajamento dos governos e da sociedade em defesa da democracia. Lula foi a Santiago para se reunir com os presidentes do Chile, Colômbia e Uruguai, além do primeiro-ministro da Espanha, em um fórum sobre o tema. “A defesa da democracia não cabe somente aos governos. Requer participação ativa da academia, dos parlamentos, da sociedade civil, da mídia e do setor privado”, afirmou Lula em seu pronunciamento. Em conversas com jornalistas, ele ainda disse que a guerra comercial com os Estados Unidos só começará quando e se o Brasil retaliar as medidas americanas. Por aqui, o vice-presidente Geraldo Alckmin se reuniu com representantes das gigantes de tecnologia americana que operam no país para discutir o tarifaço. O encontro contou com as presenças de Meta, Apple e Visa. (Estadão)

Excelente entrevista

Pré-candidato a deputado federal pelo Progressistas, o ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, concedeu excelente entrevista ao jornalista Léo Ladeia (SGC Rondônia). Pires discorreu sobre diversos assuntos, principalmente, claro, sobre política e o panorama das eleições de 2026. O ex-prefeito de Ji-Paraná é um político diferenciado. Vai fazer a diferença na Câmara dos Deputados em Brasília.  Confira a entrevista aqui.

Sérgio Gonçalves vai assumir

Tudo indica que o vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves (União Brasil) vai mesmo assumir o governo em abril de 2026. É o que garantiu o governador Marcos Rocha (União Brasil), durante uma entrevista. Sendo assim, Sérgio Gonçalves terá direito e vai disputar a reeleição. Esse é o retrato atual, mas, política é como nuvem, a cada momento muda de posição.

Máximo no Podemos

Há rumores de que o deputado federal Fernando Máximo, deverá deixar o União Brasil (dos Irmãos Gonçalves e Marcos Rocha), e disputar o governo pelo Podemos. A coluna não conseguiu apurar com a direção do partido.

Os principais candidatos

Hildon Chaves (PSDB), Sérgio Gonçalves (União Brasil), Fernando Máximo (União Brasil) e provavelmente o senador Confúcio Moura (MDB-RO), são os principais nomes para a sucessão estadual.

Excelente iniciativa

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, parquímetro e textoRealmente uma excelente e refrescante iniciativa. O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos) acerta mais uma vez ao instalar no Espaço Alternativo, bebedouro com água gelada para os frequentadores do lugar, além de recipiente para os pets. No sábado (19), muitos visitantes ficaram surpresos ao encontrar um bebedouro gratuito e novinho, pronto para matar a sede de quem buscava lazer, esporte ou apenas descanso ao ar livre. A novidade surgiu como um alívio para o calor amazônico, principalmente para quem passou o dia no local aproveitando o espaço.

Excelente iniciativa 2

Além de água gelada e quente, o bebedouro oferece um vapor refrescante para aliviar o calor e conta com um modelo adaptado para os pets, garantindo que os animais também possam se hidratar durante os passeios. A medida reforça o investimento da Prefeitura na melhoria dos espaços públicos, tornando-os mais acolhedores e funcionais para a população.

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político
Informações para a coluna:  [email protected]

Compartilhe

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Colunas

Temendo prisão, Bolsonaro cancela ida à Câmara e segue recluso no PL

Ministro do STF Alexandre de Moraes pode decretar prisão se defesa do ex-mandatário não justificar violação de cautelares durante visita ao Congresso Poucas horas depois...

Coluna Zona Franca

(*) Roberto Kuppê  Democracia corre risco O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou a onda recente de extremismo na política com o período de ascensão...

Decisão de Moraes indica que Bolsonaro será preso nesta terça ou no máximo na quarta-feira

No documento, Alexandre de Moraes deixa claro que ex-presidente descumpriu as medidas cautelares A decisão anunciada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes...

Condenações de chefes de governo golpistas são irreversíveis, diz pesquisa

UFSC mostra que, em 148 casos ocorridos entre 1946 e 2024, líderes que tramaram contra o Estado — como Bolsonaro é acusado — não...

Gato escaldado: Bolsonaro foge de entrevista após saber que poderia ser preso

Com medo de ser preso, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou na última hora uma entrevista que concederia ao Metrópoles nesta segunda-feira (21). Segundo...