quinta-feira, agosto 21, 2025
spot_img

‘Morei nos EUA por 35 anos’, diz deportado por Trump que chegou algemado ao Brasil

Sinval de Oliveira, de 51 anos, é um dos brasileiros deportados dos Estados Unidos na sexta-feira (24), após viver 35 anos em território norte-americano. Ele desembarcou no Brasil em um voo que trouxe 158 passageiros deportados, incluindo 88 brasileiros, algemados e acorrentados.

O governo Lula proibiu algemas e correntes em deportados brasileiros dos EUA, que agora devem ser libertados nas aeronaves no máximo quando estas entram em espaço aéreo nacional.

A aeronave, que tinha como destino o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), precisou fazer uma parada no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), para reabastecimento. No entanto, problemas técnicos impediram que o voo seguisse viagem até Minas Gerais.

“Morava nos Estados Unidos há 35 anos e chegamos aqui com esse incidente. Rapidamente, recebemos toda a assistência e tenho só a agradecer a todos da equipe do Corpo de Bombeiros e de Direitos Humanos”, afirmou Sinval de Oliveira, ao descrever o atendimento recebido em Manaus.

Após a parada não programada, o governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus ofereceram suporte aos passageiros. Entre as medidas adotadas, foram distribuídos colchões, alimentação, água e atendimento médico.

 

“Alguns passageiros já possuem algumas patologias e precisam de acompanhamento do uso de medicação, então estamos identificando esses pacientes para que eles possam receber assistência”, explicou o tenente Éverton Augusto, comandante de socorro da capital amazonense.

Sinval é um exemplo dos brasileiros afetados pelas políticas rígidas de imigração adotadas durante o governo Donald Trump, que intensificou as deportações de imigrantes em situação irregular. Desde 2017, durante o governo de Michel Temer, voos com brasileiros deportados dos Estados Unidos chegam ao Brasil com frequência. Esses voos geralmente ocorrem uma ou duas vezes por mês, quase sempre às sextas-feiras.

Segundo o Itamaraty, além dos 88 brasileiros a bordo deste voo, os outros passageiros eram de nacionalidades diversas. A Polícia Federal informou que, ao chegarem ao Brasil, quatro dos brasileiros já haviam sido liberados do grupo.

DCM

Compartilhe

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Colunas

PF encontra mensagens de Bolsonaro sobre pedido de asilo político na Argentina

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quarta-feira (20/8) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o filho dele, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por...

PF cumpre busca e apreensão contra Silas Malafaia e proíbe o pastor de deixar o país

PF investiga pastor bolsonarista por obstrução de justiça no âmbito da trama golpista A Polícia Federal cumpriu, no início da noite desta quarta-feira (20), no...

Coluna Zona Franca

Roberto Kuppê (*) Aprovação de Lula cresce E a briga com os EUA e a percepção de queda na inflação de alimentos têm se mostrado positivas para...

De olho na COP 30, Lula vai à Colômbia para aprovar fundo de incentivo a países protetores das florestas

Evento reúne representantes dos 8 países amazônicos para discutir estratégias de projeção na agenda climática global O presidente Lula (PT) participa, na próxima sexta-feira (22),...

“Pegadinha”: quem é o influencer que deixou bomba falsa em aeroporto de Porto Velho

O influenciador digital preso pela Polícia Federal (PF) por deixar uma bomba falsa no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho (RO), na última quinta-feira...