sábado, julho 26, 2025
spot_img
No menu items!

Coluna Zona Franca

Roberto Kuppê (*)

Jeffrey Epstein

Acossado pelas revelações de seu envolvimento com Jeffrey Epstein, bilionário que foi condenado por pedofilia e se matou na prisão em 2019, Donald Trump partiu para uma manobra diversionista. O Departamento de Justiça (DoJ) anunciou a abertura de uma investigação por traição contra o ex-presidente Barack Obama por uso de supostos dados falsos indicando que a Rússia influenciou a primeira eleição de Trump, em 2016. A investigação foi anunciada um dia depois de o Wall Street Journal revelar que o próprio DoJ alertou o presidente em maio que seu nome era citado nas investigações sobre Epstein. Os apoiadores de Trump cobram a divulgação desses documentos. (Guardian)

Estado da Palestina

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse nesta quinta-feira que seu país vai reconhecer o Estado da Palestina em setembro, durante a Assembleia Geral da ONU. Será o primeiro país do G7 a fazê-lo. Em publicação no X, Macron pediu um imediato cessar-fogo na faixa de Gaza, a entrada de ajuda humanitária e a desmilitarização do Hamas. Segundo o Unicef, as mortes de crianças por desnutrição no território palestino subiram 54% desde maio. O governo israelense criticou duramente a iniciativa do presidente francês. (CNN)

Tarifaço de Trump

Pode ser uma imagem de ‎texto que diz "‎75 ا veja N Citura 50% い झम AI DOER. E MUITO 0 dificil esforço diplomático em curso para tentar evitar pior com as as novas absurdas tarifas de de Trump‎"‎A partir de 1º de agosto, os produtos brasileiros que entrarem nos Estados Unidos passarão a ser sobretaxados em 50% — a não ser, é claro, que um improvável acordo de última hora entre Brasília e Washington. A impressão que dá é que o setor produtivo preferiu suportar prejuízos bilionários do que deixar Lula se reeleger em 2026. Burrice. O governo Lula é o único a melhorar a economia do país, proporcionando emprego e renda para milhões. Os políticos de direita a gente entende: é no governo Lula que está sendo moralizada a destinação de emendas parlamentares. Até isso acontecer graças ao ministro Flávio Dino, o destino das emendas secretas era incerto. A maioria ia parar no ralo da corrupção.

                          EUA querem minerais do Brasil

Além da impunidade de Jair Bolsonaro e da ausência de regras para as big techs, os Estados Unidos estão interessados nas reservas brasileiras de terras raras e outros minerais críticos para a transição energética. Em reunião com empresários brasileiros do setor de mineração, o encarregado de negócios da embaixada americana no Brasil, Gabriel Escobar, afirmou que os EUA têm interesse no potencial de exploração desses minerais no país. Escobar também disse que seu país acompanha atentamente a elaboração da Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos, sob a responsabilidade do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Silva. Embora Escobar não tenha condicionado explicitamente o interesse americano nos minerais estratégicos à retirada das tarifas, empresários brasileiros entenderam que o tema pode ser relevante para a retomada das negociações. (Globo)

EUA querem minerais do Brasil 2

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu e afirmou que “ninguém põe a mão” nos minerais estratégicos brasileiros. “Temos todos os minerais ricos que vocês querem proteger. Este país é do povo brasileiro”, disse o presidente, em discurso durante um evento no Vale do Jequitinhonha, novo polo de produção de lítio no país. (g1)

EUA querem minerais do Brasil 3

Pode ser uma imagem de texto que diz "Comitiva aos EUA tentará reabrir diálogo Marcelo Martinez viemos NeGOCIAR em Nome DO BRaSiL e... eDUaRDO, Não Puxa o TapeTe! 神九ミ 한미주"Já o vice-presidente Geraldo Alckmin manteve conversas reservadas com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, nos últimos dias, em uma primeira sinalização de que o governo americano pode estar disposto a negociar o tarifaço imposto por Donald Trump. Segundo Alckmin, foi a primeira vez que o diálogo saiu do “perde-perde” e passou para um cenário de “ganha-ganha”. De acordo com o vice-presidente, os dois discutiram a ampliação das relações comerciais e a possibilidade de um acordo de bitributação entre Brasil e EUA. No entanto, Alckmin evitou comentar se as reservas brasileiras de terras raras foram incluídas na conversa. (Estadão)

Fernando Haddad

Enquanto o acordo não chega, o Brasil se prepara para a entrada em vigor do tarifaço americano. Nesta quinta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a equipe técnica do governo já finalizou o plano de contingência para lidar com os impactos das tarifas. Haddad não revelou detalhes sobre o conteúdo do plano, mas disse que a decisão final caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Folha)

Lula sobe

Duas pesquisas divulgadas na quinta-feira pelo Ipespe confirmam o efeito positivo do tarifaço sobre a imagem do governo brasileiro. Entre maio e julho, a aprovação de Lula subiu de 40% para 43%, e a reprovação caiu de 54% para 51%, além da margem de erro de 2 pontos. Já a ação dos EUA é reprovada por 61% e aprovada por 35%, com a aprovação concentrada (81%) entre os entrevistados que se declaram de direita. (Meio)

Lula lidera em Alagoas

O presidente Lula (PT) é o favorito nas eleições de 2026 em Alagoas. É o que registra mais uma pesquisa realizada em todo o estado. Mesmo em um cenário onde a pesquisa inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível de acordo com o TSE, Lula abre uma boa margem à frente de todos os seus adversários.

Os números são os seguintes:

Lula (PT) – 45%
Bolsonaro (PL) – 25,5%
Ciro Gomes (PDT) – 4,5%
Tarcísio de Freitas (Rep) – 3%
Kassab (PSD) – 0,25%
Nenhum deles – 11,5%
Não sabe/Não respondeu – 10,25%-(7 Segundos)

Renan Filho e CazéTV

O ministro Renan Filho saiu em defesa da Cazé TVO ministro dos Transportes, Renan Filho, saiu em defesa da CazéTV após o canal ser alvo de uma campanha de boicote promovida por bolsonaristas nas redes sociais. O movimento começou depois de piadas feitas pelo humorista Marcelo Adnet sobre restrições impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Jair Bolsonaro. Renan Filho criticou a reação da direita e apontou interesses internacionais por trás das tentativas de boicote. (ojornalextra).

Punhal Verde e Amarelo

O general Mário Fernandes, ex-secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência durante o governo de Jair Bolsonaro, confessou ter sido o autor do plano que pretendia assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Batizado de operação “Punhal Verde e Amarelo”, o plano previa que soldados das forças especiais do Exército, conhecidos como “Kids Pretos”, executassem a missão. A Polícia Federal descobriu que alguns agentes chegaram a ir a campo decididos a executar a operação, que acabou sendo abortada. (CNN Brasil)

Punhal Verde e Amarelo 2

Pode ser uma imagem de texto que diz "BRASIL ACIMA DE TUDO"Mário Fernandes fez a confissão em depoimento ao STF nesta quinta-feira. O general confirmou que imprimiu o plano, mas afirmou que fez isso apenas por costume pessoal, já que não gosta de ler textos em telas. De acordo com ele, após ser impresso, o plano não foi compartilhado com ninguém. Fernandes disse que destruiu a impressão sem mostrá-la a ninguém e classificou sua elaboração como “pensamentos digitalizados”. (g1)

Punhal Verde e Amarelo 3

A investigação da Polícia Federal apontou que ao menos três cópias do plano foram impressas no Palácio do Planalto e que, logo em seguida, Mário Fernandes teria ido para o Palácio da Alvorada, a residência oficial do presidente da República. O general confirmou que usou uma impressora em seu gabinete, mas negou ter compartilhado as cópias com qualquer pessoa. “Eu acredito que não seja o único funcionário público que faça isso eventualmente. Imprimi porque estava ali”, disse ele. (Estadão)

Trump X Alexandre de Moraes

Enquanto no campo econômico aparecem os primeiros sinais de distensão nas relações entre Estados Unidos e Brasil, na esfera política as tensões só fazem crescer. Na quinta-feira, o subsecretário de Donald Trump, Darren Beattie, fez críticas duras ao ministro do STF Alexandre de Moraes, o principal alvo dos americanos neste momento. Em uma publicação no X, o antigo Twitter, Beattie disse que Moraes é o “coração pulsante do complexo de perseguição e censura a Jair Bolsonaro”. A publicação foi traduzida para o português e republicada pela Embaixada americana no Brasil. (Globo)

Trump X Alexandre de Moraes 2

A publicação de Beattie veio após o ministro Alexandre de Moraes descartar a prisão de Jair Bolsonaro, mas lembrar ao ex-presidente que, se ele descumprir a medida cautelar mais uma vez, será encarcerado. Moraes aceitou a alegação da defesa de Bolsonaro de que ele não sabia que não poderia dar entrevistas e de que o ex-presidente está respeitando as restrições impostas pelo STF. (Metrópoles)

4,67 bilhões para favelas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncia nesta sexta-feira (25), em cerimônia no Jardim Rochdale, em Osasco (SP), um novo pacote de investimentos no valor de R$ 4,67 bilhões para obras de urbanização em favelas de todo o país. A medida integra a seleção de 2025 do programa “Novo PAC Periferia Viva – Urbanização de Favelas”.

Preta Gil 

O velório da cantora Preta Gil, que faleceu aos 50 anos no último domingo (20), é realizado na manhã desta sexta-feira (25) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O momento emociona familiares, amigos e milhares de fãs que comparecem para prestar a última homenagem à artista, que morreu nos Estados Unidos, onde fazia um tratamento experimental contra um câncer de intestino diagnosticado em janeiro de 2023.

Preta Gil 2

Segundo a revista Quem, atendendo a um desejo expresso por Preta Gil, o velório foi aberto ao público. Ainda durante a madrugada, fãs já aguardavam na fila para o início da cerimônia. Soraya Rocha, maquiadora e amiga pessoal da cantora, foi uma das primeiras a chegar ao local. Também estiveram presentes o empresário Danilo Faro, o ator e cantor Tiago Abravanel, além de artistas como Taís Araújo e Luís Miranda, que se despediram da amiga com emoção visível.

Lula em Rondônia?

Segundo informações, o presidente Lula visitaria Rondônia, entre 1 e 8 de agosto. Visitaria, no futuro condicional porque tudo vai depender da temperatura após o dia 1 de agosto, data da vigência do tarifaço de Trump. Caso seja concretizada a ameaça de Trump, Lula deverá se ocupar a discutir soluções para a crise. Caso seja adiado o início da taxação, a agenda do presidente será mantida.

Mineração no território Cinta Larga

O Ministério Público Federal (MPF) participou de reuniões técnicas promovidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em Porto Velho (RO), na terça e na quarta-feira (22 e 23), a respeito da possibilidade de mineração no entorno da Terra Indígena Cinta Larga. Também estavam presentes indígenas representantes de aldeias da etnia em Rondônia e Mato Grosso. As reuniões serviram como preparação para realização de uma escuta aos indígenas nas suas aldeias, uma ação inédita no STF. Pela primeira vez, povos originários serão ouvidos em seu próprio território no curso de um processo judicial no Supremo. A data da escuta ainda não está definida, mas a previsão é que ocorra em setembro deste ano.

Mineração no território Cinta Larga 2

A determinação de realizar as reuniões partiu do ministro Flávio Dino, relator do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 1425370. A disputa judicial começou em 2005, quando o MPF ingressou com ação pedindo o cancelamento das permissões de lavras de recursos minerais dentro e no entorno da Terra Indígena Roosevelt. No processo, a Agência Nacional de Mineração (ANM) questiona decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) que cancelou as permissões de lavras de recursos minerais e impediu a concessão de novas permissões no entorno das terras indígenas Cinta Larga.

Mineração no território Cinta Larga 3

O procurador da República Reginaldo Trindade relatou as violências contra o povo Cinta Larga na região, cometidas há pelo menos 50 anos, resultado da “incompetência e desídia” do Estado brasileiro. “Vi garimpeiro casando com indígena adolescente ou anciã só para ter acesso ao garimpo. Isso fora entrada de armas, droga, álcool, falsos pastores”, afirmou. “Tudo que não presta e que é terrível tem acontecido ali, e a única instituição que lucra com isso é o crime organizado”. Trindade foi o autor da ação civil pública ajuizada em 2005 que deu origem à disputa judicial discutida agora pelo Supremo.

 

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações  para a coluna: [email protected]

Compartilhe

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Colunas

Coluna Zona Franca

Roberto Kuppê (*) Jeffrey Epstein Acossado pelas revelações de seu envolvimento com Jeffrey Epstein, bilionário que foi condenado por pedofilia e se matou na prisão em 2019, Donald Trump partiu...

Trama golpista: General Mario Fernandes admite autoria de plano para matar Lula e Moraes

O general da reserva Mario Fernandes admitiu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que foi o autor do “Punhal Verde e Amarelo”, plano que visava...

Senadores partem nesta sexta-feira em busca de solução para tarifaço

Na busca de uma solução para o chamado tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos adquiridos do Brasil, senadores viajam...

Coluna Zona Franca

Roberto Kuppê (*) Sem chance, no way Trump quer que Lula abra as celas e ponha nas ruas terroristas que tentaram um golpe de estado em janeiro de 2023,...

MPF faz avançar processo de regularização fundiária para milhares de pessoas em Porto Velho (RO)

A atuação do Ministério Público Federal (MPF) ajudou a garantir um importante consenso entre a União e a prefeitura de Porto Velho, na retomada...