segunda-feira, julho 14, 2025
spot_img

Coluna Zona Franca

Por Roberto Kuppê (*) 

Tarifaço reaproxima governo do Centrão

A taxação de 50% sobre todos os produtos brasileiros anunciada por Donald Trump na última quarta-feira buscando, segundo o próprio Trump, encerrar os processos contra Jair Bolsonaro, está provocando um rearranjo nas forças políticas por aqui. O Palácio do Planalto e o Centrão, que vinham se estranhando havia meses e entrando em guerra aberta por conta do aumento do IOF, ensaiam uma reaproximação com base no discurso de defesa da soberania nacional — e dos interesses de setores empresariais prejudicados pelo tarifaço. Alguns nomes do Centrão, porém, alegam que o alinhamento é pontual. Além disso, a Câmara tem nesta semana votações que podem reabrir o conflito com o Executivo: no plenário, a revisão do licenciamento ambiental; nas comissões, a PEC da segurança pública e a isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil. (Globo)

Tarifaço reaproxima governo do Centrão 2

Fora de Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva busca uma aproximação com outro setor que lhe é normalmente avesso: o empresariado. Ele se reuniu com ministros na noite deste domingo e anunciou a criação de um comitê para tratar da reação às tarifas, previstas para entrarem em vigor no próximo dia 1º. Além disso, pretende se reunir pessoalmente com líderes empresariais para discutir estratégias de defesa da produção brasileira e, de quebra, reforçar a imagem de que Bolsonaro é o responsável pelo tarifaço. Nas redes, o governo e a esquerda intensificaram a campanha com foco na soberania, vendo a tensão com os EUA como uma oportunidade para acertar a comunicação e melhorar a imagem do presidente. (Folha)

Tarifaço embaralha planos de Tarcísio

featured imageJá na direita o cenário é de conflito e tentativa de reacomodação. Visto como potencial candidato conservador ao Planalto em 2026, já que Bolsonaro está inelegível, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teve um fim de semana de idas e vindas. Inicialmente, ele culpou o governo federal pela elevação das tarifas e chegou a almoçar com Bolsonaro em Brasília, mas mudou o tom e, durante evento com empresários, disse que era necessário “unir esforços” e defendeu a atuação diplomática do Planalto. (g1)

Tarifaço embaralha planos de Tarcísio 2

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "oDIA M Jorna Jornal o Dia 7 7min· min Tarcísio apaga foto em que apoiava Trump e aparecia com boné do MAGA h... Ver mais TAKE AWIILCA BREAT AGAIN i odia.ig.com.br Tarcísio apaga foto em que apoiava Trump e aparecia com boné do MAGA"A mudança de rumo tem explicação. Prejudicados pelas tarifas, empresários paulistas que vinham apoiando as pretensões presidenciais do governador começaram a questionar sua independência em relação ao bolsonarismo. (Folha)

Tarifaço embaralha planos de Tarcísio 3

A virada expôs ainda mais o racha com o clã Bolsonaro. Na sexta-feira, após Tarcísio se encontrar com o encarregado de negócios da embaixada dos EUA, Gabriel Escobar, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), condenou qualquer tentativa de negociação que não inclua a anistia aos golpistas de 8 de janeiro. O parlamentar, que está nos EUA desde fevereiro fazendo lobby contra o processo a que o pai responde no STF, classificou qualquer acordo nessa linha como “caracu”, uma expressão pouco educada para um resultado em que só uma parte sai ganhando. Na mesma linha, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que as tarifas são “um empurrãozinho” para a anistia e que o Brasil não tem “poder de barganha” para enfrentar os EUA. (UOL)

Desista, Tarcísio

Na modesta opinião deste articulista, Tarcísio de Freitas está num beco sem saída. Nunca quis estar com Bolsonaro, mas não pode romper com o ex-presidente. A sugestão é que ele desista de 2026 e apoie a reeleição de Lula. Viria em 2030 com apoio de Lula.

PL apoia Donald Trump

O PL do ex-presidente Jair Bolsonaro não fará contato com o governo Donald Trump para demover o presidente dos Estados Unidos a cancelar a taxação de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada nesta semana. Segundo o líder da legenda na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), a bomba foi armada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e caberá a ele desarmá-la. Bolsonaristas só agirão, afirmou o parlamentar, caso o Planalto assuma que não conseguiu negociar e peça ajuda à oposição.

PL apoia Donald Trump 2

“Sem fundamento [procurar o governo dos EUA], pedidos foram feitos, o governo procurou [a taxação] com decisões equivocadas. Trump foi claro, o governo Lula tem 21 dias. A Casa Branca tem dois objetivos: parar a perseguição jurídica a Bolsonaro e parar centenas de ordens ilegais secretas que ferem a liberdade de empresas americanas. E deixa uma janela de oportunidade”, afirmou o líder do PL ao Metrópoles.

PL apoia Donald Trump 3

Sóstenes completou: “Isso é problema do governo Lula. Se quiser pedir a oposição, eles que peçam. Quem criou, que resolva o problema. Quem tem que resolver é o governo, tem 21 dias. Se não resolver, é incompetente, e se quiser pedir ajuda à oposição, estamos dispostos a ajudar”.

PL apoia Donald Trump 4

A possibilidade de atuação do PL para demover Trump da taxação sobre os produtos brasileiros chegou a ser aventada nos bastidores, principalmente após a divulgação de levantamentos da Bites e da Nexus sobre a percepção das redes sobre o tema. Segundo as pesquisas, a narrativa do governo Lula levou a melhor no ambiente digital, e aumentou o temor de que Bolsonaro e aliados saiam prejudicados na opinião pública.

Jabuticaba

Lula está tão preocupado com a taxação de Trump Bolsonaro, que fez chacota e foi chupar jabuticaba no quintal do Palácio da Alvorada. Quem pariu Mateus que embale, teria pensado. Enquanto isso a população poderá, após 1 de agosto, comprar pela metade do preço café, carne, laranja e etc. E que Bolsonaro se explique com o agronegócio.

Lula cresce nas pesquisas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem registrado crescimento em sua popularidade não apenas nas pesquisas de opinião contratadas pelo Palácio do Planalto, mas também em levantamentos internos do Partido Liberal (PL), legenda comandada por Jair Bolsonaro. A informação foi divulgada pela coluna da jornalista Bela Megale, no jornal O Globo.

Lula cresce nas pesquisas 2

De acordo com o conteúdo publicado nesta segunda-feira (14), o presidente Lula obteve um crescimento de aproximadamente dois pontos percentuais no último mês nas pesquisas eleitorais estaduais que chegaram ao comando do PL. O avanço ocorre após a adoção, pelo governo federal, de uma retórica mais enfática contra a elite econômica, reforçada pelo discurso de “ricos contra pobres”, e pela resposta direta ao tarifaço implementado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em seu segundo mandato.

Lula cresce nas pesquisas 3

O impacto político das medidas protecionistas de Trump é motivo de apreensão no PL. A dúvida que paira sobre os aliados de Bolsonaro é o quanto o tarifaço do presidente norte-americano pode repercutir negativamente na popularidade da direita no Brasil, já que Bolsonaro e seus correligionários sempre buscaram associação direta com Trump.

Dia B

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "OPOVO+ ANNA O O OPINIÃO POR ÉRICO FIRMO Bolsonaro foi o pior presidente para o Brasil e, agora, é o pior ex"Enquanto acontece a briga política e econômica, a Procuradoria-Geral da República apresenta hoje as alegações finais na ação penal junto ao STF contra Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado após a derrota eleitoral de 2022. (g1)

Dia B 2

Mas os acusados pelo golpe tiveram um motivo para comemoração. O ministro do STF André Mendonça, indicado por Bolsonaro para o cargo, será o relator de um agravo regimental que busca paralisar o processo. O recurso, impetrado por advogados do ex-assessor presidencial Filipe Martins, questiona a atuação do ministro Alexandre de Moraes no caso. (Globo)

Carluxo

Na hora que o papi for preso, Carlos Bolsonaro vai despirocar geral. Ele é psicopata, esquizofrênico e sofre de síndrome do pânico. psicopata, esquizofrênico e sofre de síndrome do pânico. Dizem pelos corredores da sede do PL que ele vaga como um fantasma. Não conecta as palavras. Está em ponto de ebulição. O auto exílio nos EUA é um pensamento constante. O sonho de Bolsonaro de ter quatro senadores na família está cada vez mais distante.

União Europeia

Enquanto isso, nos EUA, a preocupação é com a possibilidade de criação de um novo mapa do comércio global. A União Europeia, que soube neste fim de semana que Washington sujeitaria o bloco a tarifas de 30% a partir de 1º de agosto, seria o centro dessa nova ordem. Ursula von der Leyen, presidente do braço executivo da UE, respondeu prometendo continuar as negociações, mas disse que continuaria a elaborar planos para retaliar com força. Mas essa não era toda a estratégia. A Europa, assim como muitos dos parceiros comerciais dos Estados Unidos, também busca amigos mais confiáveis. Já entre os consumidores, a preocupação é com o preço do cafezinho. Mais de 99% do café consumido no país é importado e, no ano passado, o Brasil foi responsável por mais de 8,1 milhões de sacas, cada uma com 60 quilos de café, que entraram nos Estados Unidos. Qualquer mudança repentina seria uma “situação de perda para todos”, disse Guilherme Morya, analista de café do Rabobank em São Paulo. (New York Times)

Alfabetização

O percentual de crianças alfabetizadas no país subiu de 56% em 2023 para 59,2% no ano passado, segundo levantamento do governo federal divulgado nesta sexta-feira. Apesar da melhora, o Brasil não conseguiu atingir a meta de 60% de alunos da rede pública alfabetizados no período. O ministro da Educação, Camilo Santana, disse que a situação de calamidade gerada pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul acabou impactando os dados educacionais. Os índices do estado gaúcho caíram de 63,4% para 44,7%. O ministro disse que a pasta vai “arregaçar as mangas” para atingir a meta de 64% deste ano. (Folha)

Alertas de desmatamento

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados nesta sexta-feira mostram que o acumulado de alertas de desmatamento na Amazônia Legal no primeiro semestre de 2025 foi 27% maior do que no mesmo período do ano passado. Foram 2.090,38 km² de desflorestamento nos primeiros seis meses deste ano, contra 1.645 km² de 2024. Mato Grosso, Pará e Amazonas são os estados com mais áreas destruídas, somando mais de 400 km² juntos. Só o Mato Grosso respondeu por quase metade desse total, com 206 km². Até 27 de junho, donos de terras privadas foram responsáveis por 795 km² de desmatamento, ou 39% do total. (g1)

Regulação das redes sociais

Perseguida em seu país e crítica feroz das big techs, a jornalista filipina Maria Ressa, que venceu o Nobel da Paz em 2021, voltou a defender a regulação das redes sociais e o jornalismo como antídoto contra o autoritarismo. Em entrevista, ela disse que “as mentiras hoje se espalham seis vezes mais rápido” nas plataformas, que “hackeiam nossa biologia” com medo e ódio, minando o discernimento e a democracia. Ressa também alerta sobre os riscos da inteligência artificial e dos deepfakes, e menciona um vídeo com sua voz e seu rosto que incentivava diabéticos a jogarem insulina fora. “Jamais disse isso, mas algumas pessoas podem acreditar. Nós não estamos preparados para IA, e por isso deveria haver leis, uma vez que, com a IA generativa, as pessoas não sabem mais o que é real ou não”. Para ela, as big techs precisam ser responsabilizadas, pois “uma torradeira nos EUA tem mais regulação de segurança do que um algoritmo”. (Globo)

Regulação das redes sociais 2

A Meta deve enfrentar problemas ainda maiores no bloco europeu. A dona do Instagram é alvo quase certo de novas acusações antitruste e possíveis multas diárias da Comissão Europeia, isso porque o órgão regulador classificou como insuficientes as mudanças que a empresa promoveu em seu modelo de consentimento para coleta de dados, exigidas pela Lei de Mercados Digitais, que tenta frear o domínio das big techs no continente. O modelo atual, adotado em novembro passado, limita o uso de dados pessoais em anúncios direcionados. Mas, segundo fontes, a companhia não pretende ceder mais. Com isso, as multas podem chegar a 5% da receita diária global da empresa. Só neste ano, a Meta já foi multada em 200 milhões de euros. (Reuters)

PSB X PT no PE

O PSB considera encerrar a aliança nacional com o PT caso o presidente Lula tente garantir um palanque duplo para ele em Pernambuco nas eleições de 2026, apoiando, ao mesmo tempo, as candidaturas de João Campos (PSB) e Raquel Lyra (PSD) ao governo estadual. “Se Lula optar por coligar o PT com ela, se chegar a esse ponto, acredito que nem projeto nacional vai ter”, afirmou um importante interlocutor dos socialistas. Para eles, será necessário, primeiro, garantir o alinhamento no estado para, só depois, discutir os posicionamentos em outras localidades, como São Paulo, e até mesmo no Palácio do Planalto.

PSB X PT no PE 2

“O PT aqui [em Pernambuco] é nosso aliado, e nós somos aliados do PT e do presidente Lula. Como é que a gente não vai ter o apoio deles por causa de uma governadora que, no segundo turno da eleição de 2022, quando qualquer democrata declarou voto a Lula, ela não declarou voto e até hoje não disse em quem votou, até hoje não diz para que lado é, e que está em um partido que não estará com o presidente Lula? O PSD não vai estar com o presidente Lula”, completou a fonte. A avaliação é feita após o próprio Lula fazer acenos aos dois lados mais de uma vez, inclusive durante a convenção nacional do PSB, que elegeu Campos o novo presidente da sigla.(Veja)

PEC valoriza educação

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 137/2019, que estabelece a educação como “vetor de progresso do país”, foi discutida nesta terça-feira (8) no Plenário do Senado, marcando sua quarta sessão de debate em primeiro turno. Para que a proposta seja votada, são necessárias cinco sessões de discussão, conforme o regimento interno da Casa.

PEC valoriza educação 2

O autor da PEC, senador Confúcio Moura (MDB-RO), defende que a educação deve ser reconhecida não apenas como um direito fundamental, mas também como um instrumento essencial para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. A relatora da proposta, Professora Dorinha Seabra (União-TO), acredita que a iniciativa pode incentivar a sociedade a se comprometer com a promoção de uma educação de qualidade.

DIAP:“cabeças” do Congresso

O DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) divulgou sua lista anual com os nomes dos 100 “Cabeças” do Congresso Nacional, parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais na Câmara e no Senado. O Paraná tem seis deputados federais na lista: Aliel Machado (PV, Filipe barros (PL); Luiz Carlos Hauly (Podemos), Pedro Lupion (PP), Ricardo Barros (PP) e Zeca Dirceu (PT). Filipe Barros e Ricardo Barros são novos na lista. O DIAP também fez uma lista de 50 parlamentares em ascensão, que inclui os deputados Beto Richa (PSDB), Tadeu Veneri (PT) e Sergio Souza (MDB), a deputada Luísa Canziani (PSD) e o senador Flavio Arns (PSB).

100 “CABEÇAS” DO CONGRESSO NACIONAL 2025 – ORDEM ALFABÉTICA

PARLAMENTARES EM CAIXA ALTA E NEGRITO SÃO OS NOVOS “CABEÇAS”

1. Deputado Aécio Neves (PSDB-MG)
2. Deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB)
3. Deputado Aliel Machado (PV-PR)
4. Deputado Altineu Cortês (PL-RJ)
5. Deputado André Figueiredo (PDT-CE)
6. Deputado Antonio Brito (PSD-BA)
7. Deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP)
8. Deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP)
9. Deputado Arthur Lira (PP-AL)
10. Deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE)
11. Deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ)
12. Deputado Baleia Rossi (MDB-SP)
13. Deputada Bia Kicis (PL-DF)
14. Senador Carlos Portinho (PL-RJ)
15. DEPUTADO CARLOS VERAS (PT-PE)
16. Deputado Carlos Zarattini (PT-SP)
17. Senador Ciro Nogueira (PP-PI)
18. Senador Confúcio Moura (MDB-RO)
19. Deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA)
20. Deputado Danilo Forte (União Brasil-CE)
21. Senadora Daniella Ribeiro (PP-PB)
22. Senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP)
23. DEPUTADO DOMINGOS NETO (PSD-CE)
24. SENADOR Dr. HIRAN (PP-RR)
25. Deputado Dr. Luizinho (PP-RJ)
26. Deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA)
27. Deputada Erika Kokay (PT-DF)
28. Deputada Erika Hilton (PSol-SP)
29. Deputado Eunício Oliveira (MDB-CE)
30. Deputado Felipe Carreras (PSB-PE)
31. Deputado Fernando Coelho Filho (União Brasil-PE)
32. DEPUTADO FILIPE BARROS (PL-PR)
33. Deputado Gervásio Maia (PSB-PB)
34. DEPUTADO GILBERTO ABRAMO (Republicanos-MG)
35. Senador Eduardo Braga (MDB-AM)
36. Senador Eduardo Gomes (PL-TO)
37. Senador Efraim Filho (União Brasil-PB)
38. Senadora Eliziane Gama (PSD-MA)
39. Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ)
40. Deputado Guilherme Boulos (PSol-SP)
41. Deputado Hugo Motta (Republicanos-PB)
42. Senador Humberto Costa (PT-PE)
43. Deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL)
44. SENADOR IZALCI LUCAS (PL-DF)
45. Deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ)
46. Senador Jaques Wagner (PT-BA)
47. DEPUTADO JOAQUIM PASSARINHO (PL-PA)
48. Deputado José Guimarães (PT-CE)
49. Deputado Júlio Lopes (PP-RJ)
50. Deputada Laura Carneiro (PSD-RJ)
51. DEPUTADO LÉO PRATES (PDT-BA)
52. Deputado Lincoln Portela (PL-MG)
53. Deputado Lindbergh Farias (PT-RJ)
54. Deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR)
55. Deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP)
56. Deputado Luiz Gastão (PSD-CE)
57. Deputada Luiza Erundina (PSol-SP)
58. Deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP)
59. SENADOR MARCELO CASTRO (MDB-PI)
60. DEPUTADO MARCEL VAN HATTEM (Novo-RS)
61. Deputada Maria do Rosário (PT-RS)
62. DEPUTADO MÁRIO HERINGER (PDT-MG)
63. Senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR)
64. Deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE)
65. DEPUTADO MOSES RODRIGUES (União Brasil-CE)
66. SENADOR NELSINHO TRAD (PSD-MS)
67. Deputado Odair Cunha (PT-MG)
68. Senador Omar Aziz (PSD-AM)
69. Deputado Orlando Silva (PCdoB-SP)
70. Senador Otto Alencar (PSD-BA)
71. Deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG)
72. DEPUTADO PAULO AZI (PP-BA)
73. Senador Paulo Paim (PT-RS)
74. DEPUTADO PAULO PIMENTA (PT-RS)
75. Deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP)
76. DEPUTADO PEDRO CAMPOS (PSB-PE)
77. DEPUTADO PEDRO LUCAS FERNANDES (União Brasil-MA)
78. Deputado Pedro Lupion (PP-PR)
79. Deputado Pedro Paulo (PSD-RJ)
80. Senadora Professora Dorinha Seabra (União Brasil-TO)
81. Senador Randolfe Rodrigues (PT-AP)
82. Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG)
83. Senador Renan Calheiros (MDB-AL)
84. Deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE)
85. DEPUTADO RICARDO BARROS (PP-PR)
86. Senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG)
87. Senador Rogério Carvalho (PT-SE)
88. Deputado Rogério Correia (PT-MG)
89. Senador Rogério Marinho (PL-RN)
90. Deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA)
91. DEPUTADO SÓSTENES CAVALCANTE (PL-RJ)
92. Deputada Tabata Amaral (PSB-SP)
93. DEPUTADA TALIRIA PETRONE (PSol-RJ)
94. Senadora Tereza Cristina (PP-MS)
95. Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB)
96. Deputado Wellington Roberto (PL-PB)
97. Senador Weverton Rocha (PDT-MA)
98. Deputado Zé Silva (Solidariedade-MG)
99. Senador Zequinha Marinho (Podemos-PA)
100. Deputado Zeca Dirceu (PT-PR)

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e do Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

Compartilhe

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Colunas

Coluna Zona Franca

Por Roberto Kuppê (*)  Tarifaço reaproxima governo do Centrão A taxação de 50% sobre todos os produtos brasileiros anunciada por Donald Trump na última quarta-feira buscando, segundo o...

Senadores do centrão são “donos” de agências que deveriam proteger consumidor

Responsáveis por fazer normas e fiscalizar empresas privadas que prestam serviços ao consumidor, as agências reguladoras são usadas pelo governo para acordos políticos. Desde...

BR- 319 e a pressão sobre a floresta que segura o mundo

De vez em quando, uma verdade antiga reaparece com a força de uma revelação. Foi o que senti quando ouvi o cacique caiapó Raoni...

Ferrovia Bioceânica (Bahia–Rondônia–Pacífico)… mas não só!

Por Professor David Nogueira (*) Além das commodities, onde fica o direito das pessoas? É hora de falar sobre conectividade, sustentabilidade e justiça regional. A proposta da...

Obrigado

Para que ser brigado? - se podemos dizer obrigado Dizer Obrigado, Obriga você - cria uma conexão - obrigação (Com a pessoa a quem se obrigou a agradecer) Ninguém agradece...