quinta-feira, dezembro 4, 2025
spot_img
spot_img

‘Morei nos EUA por 35 anos’, diz deportado por Trump que chegou algemado ao Brasil

Sinval de Oliveira, de 51 anos, é um dos brasileiros deportados dos Estados Unidos na sexta-feira (24), após viver 35 anos em território norte-americano. Ele desembarcou no Brasil em um voo que trouxe 158 passageiros deportados, incluindo 88 brasileiros, algemados e acorrentados.

O governo Lula proibiu algemas e correntes em deportados brasileiros dos EUA, que agora devem ser libertados nas aeronaves no máximo quando estas entram em espaço aéreo nacional.

A aeronave, que tinha como destino o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), precisou fazer uma parada no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), para reabastecimento. No entanto, problemas técnicos impediram que o voo seguisse viagem até Minas Gerais.

“Morava nos Estados Unidos há 35 anos e chegamos aqui com esse incidente. Rapidamente, recebemos toda a assistência e tenho só a agradecer a todos da equipe do Corpo de Bombeiros e de Direitos Humanos”, afirmou Sinval de Oliveira, ao descrever o atendimento recebido em Manaus.

Após a parada não programada, o governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus ofereceram suporte aos passageiros. Entre as medidas adotadas, foram distribuídos colchões, alimentação, água e atendimento médico.

 

“Alguns passageiros já possuem algumas patologias e precisam de acompanhamento do uso de medicação, então estamos identificando esses pacientes para que eles possam receber assistência”, explicou o tenente Éverton Augusto, comandante de socorro da capital amazonense.

Sinval é um exemplo dos brasileiros afetados pelas políticas rígidas de imigração adotadas durante o governo Donald Trump, que intensificou as deportações de imigrantes em situação irregular. Desde 2017, durante o governo de Michel Temer, voos com brasileiros deportados dos Estados Unidos chegam ao Brasil com frequência. Esses voos geralmente ocorrem uma ou duas vezes por mês, quase sempre às sextas-feiras.

Segundo o Itamaraty, além dos 88 brasileiros a bordo deste voo, os outros passageiros eram de nacionalidades diversas. A Polícia Federal informou que, ao chegarem ao Brasil, quatro dos brasileiros já haviam sido liberados do grupo.

DCM

Compartilhe

Related Articles

- Advertisement -spot_img

Colunas

UFSCar nota zero

Hoje, falarei como PCD (pessoa com deficiência). No meu caso, é apenas física, ou seja, não tenho nenhuma dificuldade cognitiva. Minha Cosmovisão, como poderão...

Coluna Zona Franca

Por Roberto Kuppê (*) Unha e Carne O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), foi preso pela Polícia Federal na Operação...

Por que o Novo Sempre Vem?

Paulo Freire, o patrono da educação brasileira desde 2012, tornou-se uma figura representativa para a educação brasileira em diversos aspectos, principalmente por propor uma...

Chegou a vez de Sérgio Moro: PF realiza operação na 13ª Vara de Curitiba

A operação foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal, o que indica a possível investigação de autoridade com prerrogativa de foro  A Polícia Federal cumpre, neste...

AtlasIntel: Lula lidera todos os cenários de 1º e 2º turno para 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com vantagem em todos os cenários simulados para a eleição de 2026, segundo pesquisa divulgada...