terça-feira, agosto 26, 2025
spot_img

AO VIVO: Lula lança Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza e apresenta soluções brasileiras, como o Bolsa Família e o Fome Zero

O presidente Lula (PT) lançou durante a Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (18), a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. Em seu discurso, Lula destacou a experiência brasileira com programas sociais como o Bolsa Família e o Fome Zero, que já transformaram a vida de milhões de pessoas no país, e propôs levar essas soluções para uma escala global.

“A fome e a pobreza não são resultado da escassez ou de fenômenos naturais. A fome, como dizia o cientista e geógrafo brasileiro Josué de Castro, é a ‘expressão biológica dos males sociais’, é produto de decisões políticas que perpetuam a exclusão de grande parte da humanidade”, disse lula diante de líderes que representam 85% do PIB mundial.

Lula sublinhou que o mundo, apesar de produzir alimentos em abundância, continua a falhar em distribuir essa riqueza de forma equitativa. Segundo ele, o contingente de 733 milhões de pessoas subnutridas, conforme estimativa da FAO [Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura], reflete escolhas políticas equivocadas.

Ao apresentar a Aliança, Lula enfatizou que o Brasil se oferece como exemplo de que é possível superar a fome e a pobreza com políticas públicas eficazes. Ele relembrou que, em 2014, o país saiu do Mapa da Fome da FAO graças a iniciativas como o Bolsa Família e os investimentos na agricultura familiar. Entretanto, o retrocesso dos últimos anos trouxe novamente a fome para milhões de brasileiros.

“Foi com tristeza que, ao voltar ao governo, encontrei um país com 33 milhões de pessoas famintas. Em um ano e 11 meses, o retorno desses programas já retirou mais de 24,5 milhões de pessoas da extrema pobreza. Até 2026, novamente sairemos do Mapa da Fome, e com a aliança faremos muito mais”, afirmou o presidente.

A Aliança Global terá como foco a articulação de recomendações internacionais, financiamento e implementação de políticas públicas voltadas à inclusão social e segurança alimentar. Lula reforçou que essa iniciativa transcende a justiça social, sendo uma base fundamental para sociedades mais prósperas e pacíficas.

Lula também fez um diagnóstico sombrio do contexto mundial atual, mencionando o aumento de conflitos armados, os efeitos devastadores das mudanças climáticas e o agravamento das desigualdades sociais e de gênero. “Estive na primeira reunião de líderes do G20 convocada em Washington no contexto da crise financeira, em 2008. Dezesseis anos depois, constato com tristeza que o mundo está pior”, lamentou.

Ainda assim, o presidente brasileiro reforçou seu otimismo com a capacidade de ação conjunta dos países do G20, destacando a responsabilidade do grupo, que concentra dois terços da população mundial e a maior parte da riqueza e do comércio globais.

“Se assumirmos responsabilidade, poderemos ter sucesso em pouco tempo. A Aliança nasce no G20, mas seu destino é global. Que esta cúpula seja marcada pela coragem de agir”, concluiu Lula.

Compartilhe

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Colunas

Tarcísio tenta aprovar PL que entrega terras públicas a latifundiários com até 90% de desconto

Tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) o Projeto de Lei nº 410 de 2025, enviado pelo governador...

Coluna Zona Franca

Eduardo Bolsonaro é um traidor O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elevou o tom contra o clã Bolsonaro nesta terça-feira (26), ao afirmar que...

O erro de priorizar apenas as redes sociais na comunicação de um político

Por Alessandro Lubiana (*)   Comunicação pública exige estratégia multicanal, presença real e conexão com diferentes públicos Num cenário cada vez mais dominado pelas redes sociais, é...

AGU pede à PF investigação sobre fake news contra Banco do Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou à Polícia Federal (PF) pedido de abertura de investigação para apurar a divulgação de fake news envolvendo o...

Independência e soberania: PT convoca mobilização popular para 7 de setembro

A militância e dirigentes do Partido dos Trabalhadores estarão juntos com as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, além de centrais sindicais, partidos...