terça-feira, setembro 16, 2025
spot_img

Erika Hilton ganha prêmio de melhor deputada do Brasil

A cerimônia da 17ª edição do Prêmio Congresso em Foco, aconteceu na noite de quinta-feira (29), em Brasília, e celebrou os bons exemplos de atuação legislativa e da participação popular na política brasileira.

Erika Hilton, do PSOL, foi eleita a melhor deputada do Brasil, por votação popular. Seu partido teve, inclusive, sete dos dez deputados mais votados este ano.

A deputada é a primeira mulher trans a vencer na categoria “Melhores na Câmara” e recebeu 88.616 votos. Outros dois deputados do Psol completam o pódio: Sâmia Bomfim (SP) e Guilherme Boulos (SP), com 60.826 e 33.570 votos, respectivamente.

“Que alegria receber mais essa premiação, que é um combustível para as batalhas duras e solitárias que enfrentamos diariamente na Câmara. O Congresso Nacional ainda não suporta a chegada da diversidade, da dissidência, daquelas e daqueles que sempre estiveram do lado de fora e que agora entram de cabeça erguida dizendo: ‘Nós mulheres negras pessoas LGBT, travestis e transexuais, temos um projeto de poder para esse país’. Seguimos lutando todos os dias naquele espaço pela reconstrução de um país melhor”, discursou Erika Hilton.

Trajetória 

Antes de chegar a Brasília, Erika Hilton integrou um mandato coletivo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), onde permaneceu até 2020, quando foi eleita vereadora da capital paulista. Em 2022, foi eleita como a primeira deputada federal negra e trans da história. Na Câmara, tem atuação destacada na defesa dos direitos de minorias, sobretudo em relação à comunidade LGBTQIAP+.

Em fevereiro deste ano, foi escolhida para liderar a federação Psol-Rede na Casa e se tornou a primeira trans a ocupar o cargo no Congresso.

Premiados

No total, 31 parlamentares mulheres e 49 parlamentares homens foram agraciados nas diferentes categorias do Prêmio. Também nesta edição, o público optou por eleger dois parlamentares LGBTQIA+ como melhores da Câmara e do Senado: Érika Hilton e Fabiano Contarato (PT-ES), eleito o melhor senador na votação aberta pela internet.

O júri escolheu dois gaúchos como os melhores do ano: o senador Paulo Paim (PT) e a deputada Fernanda Melchionna (Psol).

De maneira inédita, houve empate na escolha dos jornalistas: Benedita da Silva (PT-RJ) e Tabata Amaral (PSB-SP) ganharam como melhor na Câmara. No Senado, a primeira colocação foi dividida por Eliziane Gama (PSD-MA), Fabiano Contarato e Randolfe Rodrigues (PT-AP).

Compartilhe

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Colunas

Coluna Zona Franca

Roberto Kuppê (*)  Super Quarta Amanhã, a chamada “Super Quarta” acontece, com decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos e será especialmente importante para a...

A UTOPIA E A SOBREVIVÊNCIA

Criticar de qual forma ? Se a crítica sadia não for aceita como indicativo para revisão comportamental então não estamos preparados para a coletividade. Ao longo...

Freire

Autonomia, sem anemia Para adultos, jovens e crianças - veja se confere - naquilo que te infere (Crianças rimam com esperanças) Freire da revolução - da vontade emancipada - de quem...

Por pragmatismo, o agro precisa fazer sua autocrítica e apoiar Lula em 2026

Leonardo Attuch Depois de sustentar o desastre bolsonarista, ruralistas precisam abrir os olhos para quem realmente fortalece o setor O ex-presidente Jair Bolsonaro, que acaba de...

DIREITO RAIVOSO

O oprimido de hoje não pode ser o opressor de amanhã Paulo Freire Ao homem bom, basta a consciência Juiz Oliver W. Holmes Jr. Do lado de cá,...