Coluna Zona Franca

                                               Haddad forte

Lula e Fernando HaddadO presidente Lula (PT), em entrevista coletiva neste sábado (15) no encerramento do G7, disse que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), “jamais ficará enfraquecido” em seu governo. A declaração de Lula vem após rumores de que o ministro estaria sendo pressionado por diversos setores, inclusive por alas do governo, principalmente depois de ser ventilada a possibilidade de desvincular benefícios sociais da Previdência do aumento do salário mínimo. “O Haddad jamais ficará enfraquecido enquanto eu for presidente da República, porque ele é o meu ministro da Fazenda, escolhido por mim e mantido por mim. Então é o seguinte: se o Haddad tiver uma proposta, o que vai acontecer é que ele vai me procurar essa semana para sentar e discutir economia comigo”.

Se entregou

Eurípedes Junior, presidente do partido Solidariedade, entregou-se à Polícia Federal (PF) na manhã deste sábado (15), acompanhado por seus advogados, informa a CNN Brasil. Ele se apresentou na Superintendência da PF no Distrito Federal, onde já está detido em uma cela. O dirigente partidário era alvo de uma operação da PF deflagrada na última quarta-feira (12), que buscava cumprir sete mandados de prisão preventiva. No entanto, Eurípedes não foi localizado na data, sendo o único alvo que permanecia foragido.

PL do estupro

Pode ser uma imagem de textoO presidente Lula (PT) concedeu neste sábado (15) uma entrevista coletiva no encerramento do G7, na Itália, e falou a jornalistas sobre o chamado “PL do estupro”, que teve urgência aprovada na Câmara dos Deputados. O projeto visa equiparar o aborto realizado após a 22ª semana de gestação ao crime de homicídio. Com isso, a pena prevista para a mulher que realizasse o aborto após o prazo estipulado seria maior que a pena de um estuprador.

 

 

 

PL do estupro 2

Lula classificou o projeto como uma “insanidade” e voltou a defender que o tema do aborto seja tratado como “questão de saúde pública”. Ele também prometeu se inteirar so assunto sobre o “PL do estupro” ao retornar ao Brasil.

Abominável

O Grupo Prerrogativas afirmou em nota, nesta sexta-feira (14), que o PL que equipara o aborto realizado após a 22ª semana de gestação ao crime de homicídio é “abominável”. Em comunicado, o grupo repudiou a proposta, argumentando que, caso o texto seja aprovado, as crianças não só terão que conviver com os traumas decorrentes da violência sexual, como serão obrigadas a “gestar filhos dos estupradores”.

Abominável 2

“Não resta dúvida que o abjeto Projeto é inconstitucional, fere a dignidade da pessoa humana, um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito”, afirmou. A proposta, que é de autoria do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), tramita em regime de urgência desde a quarta-feira (12) na Câmara dos Deputados. A medida visa acelerar a análise do texto.

Eleições 2024

Pré-candidata Euma Tourinho, do MDB

Quem cedo madruga….O MDB definiu a data de 20 de julho para a realização da sua Convenção Municipal para a homologação da candidatura de Euma Tourinho  a prefeita de Porto Velho (RO). Há no partido a convicção da viabilidade eleitoral de Euma e de sua nominata de vereadores(as). “Nós estamos convictos das possibilidades de vitória dos nossos candidatos. A costumeira postergação das convenções se presta aos acordos que excluem o cidadão“, afirmou Williames Pimentel, presidente municipal do partido.

Eleições 2024-2

Falando em Euma, ela está na Ponta do Abunã – em companhia de Fran Kaxarari (pré-candidata vereadora), cumprindo agenda a começar por Extrema, com propostas para inserir os Distritos na pauta da prefeitura de Porto Velho.

Vices

A pré-candidata Mariana Carvalho (União Brasil), tem praticamente certo o nome do vice. O mais cotado é o empresário Jaime Gazola (PL). Outro forte nome é do ex-secretário da Secretaria de Regularização Fundiária (Semur), Edemir Brasil.

Vices 2

Do Léo Moraes(Podemos) ainda está indefinido. Idem os vices ou as vices de Vinícius Miguel (PSB), Euma Tourinho, Benedito Alves (SD) e Célio Lopes (PDT).

Pré-campanha

Os pré-candidatos de modo geral, tem que gastar em suas pré-ampanhas. Gastos com redes sociais, mídia, pesquisas, almoços, jantares, viagens. Tudo tem custo. É do jogo. Não adianta colocar um escorpião no bolso e achar que suas campanhas vão deslanchar. Quem não tem as manhas não entra não, sem a instrução de um profissional. É pix na mão, calcinha no chão. Risos.

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia e no Brasil.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Compartilhe

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *